10 benefícios do origami para as crianças

10 benefícios do origami para as crianças

Veja pela quais razões as crianças devem fazer dobraduras em papel.

Origami é uma técnica japonesa que surgiu nos séculos V e VI, onde através do papel são confeccionadas diversas figuras em formato de dobraduras, desde o clássico barquinho de papel a elementos muito mais elaborados.

Fazer origami é muito mais do que um passatempo ou uma atividade restrita para alguns. Este ato representa também uma filosofia de vida. Segundo os japoneses, a primeira dobradura deve ser feita com toda a dedicação e paciência para que fique boa.

É o que diz Kazuko Horiuchi: 

No origami a primeira dobradura tem que ser bem feita, para que o papel possa ficar em pé. Assim também é a vida. As crianças devem receber uma boa educação. Se não temos estrutura, não conseguimos parar em pé”.

E isso pode ser aplicado na vida em relação a todas as coisas que devem ser bem executadas desde o início. A prática do origami é benéfica para todo mundo, mas as crianças podem ser estimuladas tanto física como mentalmente. Implica num desafio para elas e além de estarem se divertindo estão aprendendo.
Vamos aos benefícios:

 

1 – Ajuda a desenvolver a coordenação mãos-olhos e a motricidade fina: estes estímulos exercitam os músculos, nervos e ossos das mãos, que vão ganhando força e se preparando para a escrita.

2 – Estimula a concentração: a dobradura em papel exige uma atenção e um esforço mental para dobrar o papel numa ordem correta e conseguir assim a figura desejada. Potencializa com que a criança mantenha sua concentração durante um período de tempo numa mesma atividade e assim manter a atenção em uma tarefa. Por isso também É muito útil para o tratamento de certos transtornos como o TDAH, hiperatividade ou dislexia.

3 – Ativa a memória: a primeira vez que a criança faz uma figura de origami terá que seguir umas instruções, no entanto, enquanto não for muito complicada inicialmente, isso ajudará a criança com que se lembre e ela mesma poderá formar a figura de origami. Portanto, coloca sua memória à prova.

4 – Desenvolve a paciência: nem sempre as figuras saem de primeira, portanto a criança terá que ser perseverante e paciente para conseguir o seu objetivo.

5 – Ajuda na satisfação emocional: a criança se sente satisfeita de ter elaborado algo com suas próprias mãos, o prazer de conseguir algo por si mesma.

6 – Incentiva a imaginação: a criança pode criar suas próprias figuras de papel feitas por ela mesma, um grande estímulo para a criatividade.

7 – É uma atividade relaxante: muitos encontram no origami uma forma de relaxamento e de se esquecer dos problemas ou momentos de estresse.

8 – Estimula o esforço e o trabalho: para conseguir a figura desejada a criança terá que realizar um trabalho de precisão e se esforçar para conseguir o objetivo.

9 – Promove o aprendizado: ajuda com que as crianças compreendam conceitos espaciais como acima, abaixo, para frente, para trás, e desenvolve o pensamento lógico e matemático.

10 – Auxilia na expressão artística e proporciona conhecimento sobre outras culturas.

Curiosidades

  • Sabia que é impossível dobrar uma folha de papel A4 ao meio mais do que sete vezes?
  • O nome Origami deriva das seguintes palavras japonesas: ‘ori’ dobrar e ‘kami’ papel;
  • No dia 11 de novembro é comemorado o Origami Days (Dia Mundial do Origami no Japão);
  • Em casamentos, copos de vinho com borboletas feitas em origami representam a união dos noivos.

Existem muitas maneiras de manter nosso cérebro ativo e essa é uma delas, muito encantadora!

Veja também:

Historigami Coruja Cambalhoteira

Via: Guia Infantil e Eu Sem Fronteiras

 

Comentários

No Comments

Leave a Comment

Your email address will not be published.