Você conhece o SussurroFone?

Você conhece o SussurroFone?

Professora municipal de BH revolucionou leitura na sala de aula!

Ler em voz alta diante de todos os colegas pode parecer um pesadelo para muitos estudantes.  Uma professora da rede municipal, contudo, encontrou uma alternativa para deixar os alunos mais confiantes nessa tarefa. Atenta ao constrangimento de alguns estudantes quando lhes era solicitado ler em voz alta, a professora de inglês Lucienne de Castro Gomes, da Escola Municipal José Madureira Horta, na região da Pampulha, começou a pesquisar recursos para ajudá-los a superar essa limitação e chegou, no ano passado, ao Whisper Phone (telefone do sussurro).

O “telefone” é um instrumento que permite a captação individual da voz, a amplificação e o retorno desse som somente para quem o esteja utilizando. Trata-se de um fone que possibilita que o estudante ouça a própria voz com nitidez, mesmo quando fala baixinho, como o que acontece quando se fala algo com os dois ouvidos tampados. Segundo a professora, essa individualização possibilita que todos os estudantes participem de uma atividade de leitura oral ao mesmo tempo e que cada um escute somente a si mesmo, sem se incomodar com o colega ao lado. Isso auxilia também na concentração dos alunos.

A professora Lucienne descobriu o Whisper Phone em pesquisas na internet. Usado em escolas americanas, o Whisper era vendido nos Estados Unidos a um valor de 110 dólares cada um, segundo ela. Diante do custo, Lucienne continuou a pesquisar e encontrou uma versão artesanal do instrumento que utilizava tubos de PVC chamado Whisper Phone. “Testei em mim e em meus filhos, foi fantástico. Fiquei muito entusiasmada e confeccionei 15 aparelhos. Como comprei um PVC de muita qualidade, consegui fazer todos por 65 reais, mas dá para fazer mais barato, porque o tipo de PVC não faz muita diferença”, explica.

A professora Giselle Cristina Machado, da Escola Municipal São Rafael, na região Leste, prova que dá para fazer mais barato sem perder a qualidade. Ela testou o uso do Whisper Phone durante todo o primeiro semestre de 2017 com a turma de 5º ano. Com R$ 30 confeccionou 20 fones.  Esse recurso foi utilizado na Escola José Madureira Horta também em aulas de Português e acompanhamento de crianças com deficiência.

Quer aprender a fazer o sussurrofone? VEJA AQUI

RESTAURAR A CONFIANÇA

Um dos maiores desafios em uma aula de inglês é treinar a pronúncia dos estudantes. A professora Lucienne percebeu que muitos estudantes tinham vergonha de se expor para os colegas durante uma leitura e, por isso, deixavam de praticar. Com o Whisper Phone, os alunos têm a chance de praticar a pronúncia só para si e, dessa forma, ganham mais confiança para fazer uma atividade oral. Após uma experiência com o aparelho, Lucienne garante que as habilidades de leitura avançaram muito.

Confira o vídeo da entrevista da Prof. Lucianne

Vimos essa matéria no site: Canguru 

Comentários

comentários

No Comments

Leave a Comment