Vídeos com histórias indígenas

o Brasil, existem mais de 300 etnias indígenas, o que significa que há mais de 270 línguas indígenas diferentes no território brasileiro.

Apresentar toda essa cultura ancestral para as crianças – tanto na escola quanto em casa – é valorizar uma parte primordial da História de nosso país, e comunicar aos pequenos a importância de lutar pela preservação dessa diversidade.

São produções que dialogam com povos indígenas não só do Brasil, mas de diferentes lugares do continente americano.

Assista abaixo:

“Way of Giants” – “Caminho dos Gigantes” 

“Way of Giants” – “Caminho dos Gigantes” – trailer from SINLOGO Animation on Vimeo.

Em uma floresta de árvores gigantes, Oquirá, uma menina de 6 anos, vai desafiar seu destino e aprender sobre o ciclo da vida.

“Tudo verdim”

TUDO VERDIM, uma constelação de memórias inventadas by Pankararés children – Território Indígena. from Patricia Alves Dias on Vimeo.

As crianças do Território Indígena Pankararé no Sertão da Bahia — onde quase não chove — narram histórias de um sertão verde, “onde o ser humano não está no centro do universo e não é maior ou melhor que os pés de Jatobá, animais, terra, água, sóis ou chuvas… eles e as outras gentes vivem em harmonia com os seres Encantados, carros, aviões, animais e Tudo Verde.”

 

Kalapalo

 

Kalapalo (2015) from Daniele Rodrigues _ AnimeNativo on Vimeo.

Essa animação, feita por crianças da etnia Kalapalo, conta um pouco sobre esse povo e sobre a festa do Kuarup, celebrada na região do Xingu.

O último índio

Quando a aldeia acaba, o velho pajé Tamai leva o último índio, o jovem Caiua, para viver com povo índio irmão. Durante o caminho vai ensinando Caiua, que vivia com os homens brancos, a ser índio de novo, mostrando costumes, valores e pensamentos sobre a vida e a integração com a natureza.

Os Indígenas – Raízes do Brasil

 

No primeiro episódio do projeto Raízes do Brasil, conhecemos a história e os costumes dos primeiros habitantes do nosso país: os povos indígenas. Passando por suas origens, a chegada dos Portugueses até a época atual.
Este último vídeo é recomendado para crianças maiores.

Comentários

Professora de Educação Infantil e Criadora da Professora Coruja.
“Acredito que a Educação é um esforço colaborativo.”

No Comments

Leave a Comment

Your email address will not be published.