Semana da Poesia | Pedro Bandeira

Semana da Poesia | Pedro Bandeira

O Dia Mundial da Poesia é celebrado no dia 21 de março. Confira uma exposição do autor Pedro Bandeira para essa data.

A poesia contribui para a diversidade criativa, usando as palavras e os nossos modos de percepção e de compreensão do mundo. No dia 16 de novembro de 1999 a UNESCO criou O Dia Mundial da Poesia.

Na escola onde trabalho a cada ano, a Semana da Poesia faz homenagem a um dos grandes nomes da poesia nacional. Em 2016, o poeta homenageado foi Pedro Bandeira.
Após conhecer sobre a vida do autor, suas principais obras minha turma escolheu duas poesias: Palavras Mágicas e Chuva Chata.

No poema Palavras Mágicas trabalhei quando devemos usar as palavras mágicas.
Cada criança trouxe uma lata de leite, encapei com papel preto e montei uma cartola. Dentro dessa cartola havia um desenho que as crianças confeccionaram mostrando as situações que usamos as palavras mágicas.

Para o poema Chuva Chata, confeccionei uma nuvem que ficou suspensa no quiosque do colégio. Foi usado uma folha de papel panamá, pois ele é mais firme e dá sustentação. Recortei em formato de nuvem e colei algodão. O poema foi escrito em formato de gota e cada criança confeccionou um desenho referente a uma estrofe.

Além disso as outras professoras confeccionaram atividades com os poemas: Os 7 gatinhos, Cavalgando o Arco-íris e Esse pequeno mundo. Confira todas as fotos na galeria.

Curiosidade:
Até meados do ano de 2015, O dia Nacional da Poesia era comemorada em 14 de Março, uma homenagem a um de nossos maiores poetas, Antônio Frederico de Castro Alves, porém, essa celebração não era oficial. Houve uma proposta de lei para que a comemoração fosse oficializada no dia 14 de Março, mas o Projeto foi arquivado. A presidente Dilma, então, em 3 de junho de 2015, sancionou a Lei 13.131/2015, que criou oficialmente o Dia Nacional da Poesia. Esse Projeto de Lei, sugerido pelo senador Álvaro Dias, teve proposta aceita para que o Dia Nacional da Poesia fosse comemorado no dia 31 de Outubro, nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade.

 

Comentários

comentários

No Comments

Leave a Comment