Recursos para trabalhar as emoções.

Recursos para trabalhar as emoções.

Até 2019 deve ser implantado nas escolas conforme a Base Nacional Curricular o  desenvolvimento socioemocional no currículo escolar. Esse é um tema que eu adoro e já venho falando um pouco aqui no nosso site e no nosso canal do Youtube.

Um criança que sabe lidar com as suas emoções é um adulto mais feliz e uma criança que tem vínculo afetivo com o professor e que sente prazer em aprender é uma criança que aprende com muito mais facilidade.

Mas eu sempre recebo perguntas do tipo: “Ok, Lorena eu sei que eu preciso falar sobre as emoções e trabalhar esse assunto, mas como? com que atividades? com que material?”

Por isso hoje eu vim mostrar alguns recursos que eu tenho gostado bastante para trabalhar as emoções na sala de aula,  e você também pode utilizar na sala de aula ou com a criança que convive com você! Eu vim falar da TeraPlay.

Eu amei os produtos e o slogan deles não poderia ser outro: “ Brincar é a melhor terapia.” Confira alguns produtos incríveis: 

Coleção  Faísca Explica

As pessoas sempre me perguntam como eu faço para trabalhar algum tema em sala de aula e eu sempre digo que gosto de usar um livro como base daquele tema.

As histórias estão presentes desde que o mundo é mundo e contar histórias para as crianças aproxima a realidade que elas vivem.

A coleção Faísca explica conta com três livros: Faísca explica as emoções, Faisca explica quando é bom pedir um tempo e o terceiro livro que será lançado em breve Faisca explica os hábitos e as relações, todos escritos pela Cristiane Carvalho criadora da TeraPlay.

Os livros contam a história de uma menino e seu cachorro Faísca. O cachorro faz comparações com as suas emoções e com a do seu dono, fazendo que o leitor observe a si mesmo.

O livro é indicado para crianças de 7 a 11 anos mas pode ser contada para todas as idades já que o livro possui fácil linguagem. E os temas trabalhados são nos livros são: As 4 emoções básicas que são Tristeza, raiva, medo e alegria. Também é discutido temas como cansaço e tranquilidade, como lidar com questões que nos incomodam, escolhas e hábitos e o impacto das nossas ações na vida dos outros.

Os dois livros ainda acompanham Manual de Apoio para professores ou pais.

Braceletes das Emoções

Os braceletes das emoções vieram como uma apoio. Algumas crianças possuem dificuldade de expressar suas emoções e com o bracelete é possível expor e conversar sobre elas.

Além dos braceletes da emoções é possível fazer uma exercício de respiração com o Bracelete Relax.

Você lembra aquela frase que a sua tia dizia…. “calma filho! cheira a flor e assopra a vela”
Você pode não acreditar mas esse é um ótimo exercício de respiração para relaxamento e momentos de ansiedade, medo, frustração e raiva.Vários estudos já comprovaram sobre o poder da regulação do sistema nervoso através da respiração.

Uma respiração calma, focada e profunda oxigena melhor todos os órgãos, inclusive o cérebro, que consome 1/3 de todo o oxigênio inspirado; libera um calmante natural no cérebro, reduz o estresse; aumenta a serotonina, popularmente chamado de hormônio da felicidade, que é um dos responsáveis pelo bom humor e controle de impulsos.

E do outro lado do bracelete os números de 1 a 10 uma outra maneira de fazer a respiração com a cor azul que ajuda a manter o foco.

Dado das emoções

O dados das emoções consistem em dados com emojis. Esse dado é muito legal porque você trabalha o reconhecimento das emoções, pode perguntar se a criança já sentiu aquela emoção? quando você tem essa emoção, como você fica?

Você pode utilizar três opções: O rosto pronto, apenas os emojis ou dois dados formando o rosto.

Caixa da Tensão

A caixa da tensão é super chamativa. Eu mesma fiquei apaixonada logo a primeira vez que eu vi. A Caixa da Tensão pode também ser chamada de caixa da solução pois vem vários recursos e objetos que ajudam a recuperar a calma, relaxar e focar no que precisa ser feito. Confira tudo que vem nela

Cubo da calma:

Esse é um dado macio com ilustrações simples e sugestivas que ajudam a manter ou recuperar a calma.Basta jogar o dado e realizar a atividade que ficar para cima.

Cubo da respiração:

Seguindo a mesma proposta do Cubo da calma, este apresenta sugestões de respirações. Basta jogar o cubo para ver qual respiração você deve fazer.

Ampulheta de gel:

MEU DEUS ISSO É VICIANTEEEE!!! Essa ampulheta tem o mesmo efeito que o pote da calma. Além de marcar o tempo, o gel em seu interior fornece um estímulo visual importante e útil nos momentos de tensão.

 

Livro da decisão:

O livro da decisão é um livro de bolso interativo feito para guiar algumas decisões e ajuda a superar os momentos de dificuldades. Esse material foi feito para crianças mas é incrível como pode ser trabalhado até com os adultos.

O livro conta com pequenas perguntas como: Qual o seu problema ou preocupação?

Você pode fazer algo a respeito? Sim ou Nao?  Se sim vá para a página seguinte. Senão vá para página 13.  E conforme você vai lendo o livro vai te ajudando a encontrar soluções ou aprender a lidar com que a gente não pode mudar. 

Bola anti-estresse:

Essa pequena bola foi feita sob medida para caber na palma da mão e, ao ser apertada, pode trazer grande sensação de alívio.

A cor verde induz um estado de tranquilidade e a carinha feliz é um lembrete constante de que devemos nos concentrar nas coisas boas da vida, relaxar e ser feliz, mesmo nos momentos de tensão.

Além disso essa bolinha pode ser utilizada para várias atividades motoras de coordenação motora, fortalecimento do pulso e fortalecimento dos dedos.

Bloco para anotações e desenhos:

A caixa ainda conta com um bloquinho para se expressar livremente.

A caixa é bem grande e você pode adicionar outros materiais dentro. Você pode adquirir esses e outros produtos no site da Teraplay ou você pode entrar em contato com eles através das redes sociais para fazer uma parceria com a sua escola.

Eu realmente acredito que os produtos da TeraPlay vão te ajudar a trabalhar as emoções com os seus pequenos!

Comentários

No Comments

Leave a Comment

Your email address will not be published.