Projeto Dia Nacional do Trânsito

Projeto Dia Nacional do Trânsito

O Brasil é um dos países com maior número de vítimas fatais em acidentes de trânsito. A conscientização desde pequenos é um grande passo para mudar essa realidade.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2017 o Brasil era o quarto país com maior número de mortos no trânsito, com 23,7 óbitos a cada 100 mil habitantes, ficando atrás somente da República Dominicana, Belize e Venezuela.

O país registra, anualmente, cerca de 47 mil mortes, além de mais de 400 mil pessoas com algum tipo de sequela, ou seja, além das questões de segurança, os problemas de trânsito podem afetar diretamente na saúde pública, uma vez que vítimas de trânsito representam boa parte dos pacientes dos hospitais.

E para que essa realidade mude é preciso conscientizar os pequenos desde cedo, pensando nisso separei um Projeto para o Dia Nacional do Trânsito. Confira abaixo:

 

Projeto Trânsito na Escola

Justificativa

O Projeto Trânsito na Escola pode contribuir significativamente para a conscientização das crianças a respeito da promoção de um trânsito mais seguro. Através de projetos como esse, elas podem, inclusive, atuar como agentes educativos em suas famílias.

As escolas são berços de importantes transformações sociais, já que apresentam informações pertinentes e potencializam as reflexões a respeito de temas importantes. Assim, a formação de cidadãos mais preocupados com o trânsito, além do seio familiar, também deve passar pela escola.

Além disso, o pequenos fazem parte do trânsito, e por isso, desde muito cedo precisam estar atentos ao comportamento que devem ter, seja na hora de passear com os pais, na hora de atravessar a rua, andar no transporte público ou brincar na rua.

Objetivos

  • Desenvolver a consciência a respeito da importância de respeitar as normas de trânsito;
  • Aprender sobre as histórias dos meios de transporte;
  • Analisar atitudes positivas e negativas no trânsito;
  • Identificar quais são os principais motivos pelos quais os acidentes de trânsito acontecem e como podem ser evitados;
  • Conhecer, ainda que minimamente, a sinalização de trânsito e suas interpretações;
  • Construir valores e comportamentos que impactam na vida das pessoas, como a paciência, solidariedade, tolerância e respeito, de forma a melhorar a convivência das pessoas no trânsito;
  • Conhecer quais são os locais de risco e como evitá-los ao brincar e andar na rua;
  • Explorar quais são as atitudes seguras para os pedestres;

Desenvolvimento

  • Conversa informativa sobre os principais pontos acerca do assunto;
  • Circuito do Trânsito. – Cada aluno passará por pedestre, guarda de trânsito, semáforo e condutor de veículo;
  • Debates e discussões em sala de aula abordando os principais pontos relativos ao trânsito, como por exemplo a desobediência das sinalizações, comportamento de motoristas e pedestres e consciência nas relações de trânsito;
  • Jogos;
  • Atividades com as cores do semáforo;
  • Confecção de sinalizações de trânsito que podem ser colocadas por toda a escola;
  • Pesquisas em jornais e na internet sobre as principais causas de acidentes de trânsito;
  • Produções textuais;
  • Atividades pedagógicas para imprimir;
  • Confecção Carteira de Habilitação Infantil;
  • Confecção de murais, painéis e cartazes sobre a conscientização no trânsito;
  • Palestra com um agente de trânsito especializado em educação de trânsito para crianças;
  • Simulações de situações do trânsito, como por exemplo atravessar a rua na faixa de pedestres, saber quando semáforo permite a travessia, etc.;
  • Atividades que envolvem pintura, colagem, recortes com diversos materiais;
  • Apresentação de vídeos educativos;
  • Entender a profissão de uma guarda de trânsito.
  • Observação do trajeto casa-escola e escola-casa.

Culminancia

Os alunos levarão suas bicicletas na escola para um dia no trânsito, (caso não seja possível a professora pode confeccionar carros de caixas de papelão. Confira algumas ideias aqui.)
Levarão para casa um Carteira de Habilitação Infantil informando que estão aptos a advertir um adulto que cometer uma infração.

Projeto Adptado do Site Escola Educação

Comentários

Professora de Educação Infantil e Criadora da Professora Coruja.
“Acredito que a Educação é um esforço colaborativo.”

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