Projeto: A Avó

Projeto: A Avó

Confira um projeto lindo em homenagem a todas as vovós.

Esse ano de 2018 Olavo Bilac, poeta brasileiro, completa 100 anos de sua morte. E o poeta possui uma poesia linda falando sobre as avós. Confira o poema abaixo.

A Avó
Olavo Bilac

A avó, que tem oitenta anos,
Está tão fraca e velhinha!…
Teve tantos desenganos !
Ficou branquinha, branquinha,
Com os desgostos humanos.Hoje, na sua cadeira,
Repousa, pálida e fria,
Depois de tanta canseira:
E cochila todo o dia,
E cochila a noite inteira.Às vezes, porém, o bandoDos netos invade a sala …
Entram rindo e papagueiando :
Este briga, aquele fala,
Aquele dança, pulando …A velha acorda sorrindo.
E a alegria a transfigura;
Seu rosto fica mais lindo,
Vendo tanta travessura,
E tanto barulho ouvindo.

Chama os netos adorados,
Beija-os, e, tremulamente,
Passa os dedos engelhados,
Lentamente, lentamente,
Por seus cabelos doirados.

Fica mais moça, e palpita,
E recupera a memória,
Quando um dos netinhos grita :
“Ó vovó ! conte uma história!
Conte uma história bonita!”

Então, com frases pausadas,
Conta histórias de quimeras,
Em que há palácios de fadas,
E feiticeiras, e feras,
E princesas encantadas …

E os netinhos estremecem,
Os contos acompanhando,
E as travessuras esquecem,
– Até que, a fronte inclinando
Sobre o seu colo, adormecem …

Decidi trabalhar o poema com a minha turma e o resultado não poderia ser outro! Um projeto lindo! Cheio de participação dos pais e curiosidade das crianças.

Comecei apresentando o poema as crianças e fazendo uma interpretação do poema através de conversa. Perguntei: – Como a vó estava antes? Quem chegou e animou a avó?
Conversamos sobre a importância de aprender histórias com as avós.
Depois aprendemos quem é Olavo Bilac. As crianças amaram e falaram até que o bigode dele parecia o Charles Chaplin (eles aprenderam no ano passado sobre  Chaplin)
Fizemos uma interpretação de texto escrita com o poema e o poeta, e como lição de casa as crianças fizeram uma breve pesquisa com as avós. Todos leram ao chegar na sala e perceberam as semelhanças e diferenças de cada avó.

Nesse momento a família entrou em ação! Pedi que a avó gravasse um vídeo de até 2 minutos contando algo da infância dela. Poderia ser uma história da sua vida ou a história de algum livro que a marcou quando pequena.

Fiz um borda imitando uma tv antiga (eu fiz com placa de pvc e adesivo mas você pode fazer com caixa de papelão) e montei todos os vídeos juntos para as crianças assistirem. Você pode fazer esse tipo de edição de vídeo com recursos na internet como o programa movie Maker.

Fizemos uma pequena encenação do poema. Eu achei que eles nunca iriam decorar o poema por conta do tamanho, queria que fosse algo divertido por isso eu li e eles encenaram. E não é que no dia que apresentamos no colégio eles sabiam o poema inteiro?! Eles curtiram tanto que sabiam o poema de cor. Escolhi uma criança para ser a avó e os demais foram os netinhos. Dividi em grupos: 3 entravam rindo e papagueando ( nessa hora eles inventaram, eles riam e falavam tititi tititi, eu ria demais) e assim por diante. Cada verso que eu lia, entrava um grupo de crianças encenando.

E para encerrar esse projeto da forma mais linda confeccionamos um cartão feito de círculos.
Na parte de dentro do cartão pedi uma foto com a avó e eles escreveram. Um deles escreveu: Vovó, obrigada por cuidar de mim! (Posso já chorar?!)

Quer baixar esse projeto lindo? Basta você preencher o formulário abaixo que você receberá o projeto completo com todos os comunicados, atividades e moldes:

 Mostrei em uma Live do nosso canal do Youtube o Projeto da Avó, confira o vídeo:

Fez esse projeto? Fez um outro projeto com esse tema? Compartilhe comigo através das redes sociais, do meu whatsapp (11 997914892) ou pelo nosso email: contato@professoracoruja.com.br

 

 

Comentários

No Comments

Leave a Comment

Your email address will not be published.