Páscoa | Pysanky – A milenar arte de pintar ovos

Páscoa | Pysanky – A milenar arte de pintar ovos

O costume de pintar e decorar ovos é um hábito de vários países do leste europeu, entre eles a Polônia. Venha conhecer um pouco mais dessa cultura e dessa técnica, conhecida como  Pysanky.

Na Polônia com a chegada da Páscoa as famílias tem o costume de pintar ovos  e adornar cestas de páscoa para presentear amigos e familiares, os pysanky.

Cursos Online na Área de Pedagogia
Guia para passar em Concurso Público em 1 ano O melhor e único do mercado

Os ovos decorados mais famosos são os pintados usando cera derretida. A técnica é simples, mas extremamente trabalhosa e leva muito tempo até a pessoa adquirir habilidade para fazer as pinturas com rapidez, mas podemos adaptar as técnicas e trazer um pouco mais de cultura para sala de aula!

Os ovos fazem parte da simbologia pascal da maioria das culturas: de chocolate, cozidos e incrustados (com casca) num bolo, ou com diversos “recheios” em cascas de ovos de aves pintadas.

O ovo era associado a lendas e mitos sobre a criação do universo, não só porque ele é a semente que contem o gérmen vital, mas também devido à sua forma, redonda, sem princípio nem fim. E a gema era associada ao sol, também ele fonte de vida. Ligado tão intimamente à vida, à regeneração, ao renascimento, à fertilidade, ao vigor e, naturalmente, à Primavera, o ovo tornou-se num símbolo da Páscoa, em toda a Europa.




Pysanky, Pysanka, e Pessanka são palavras singulares, derivadas de uma mesma palavra ucraniana“escrever”. Pessanka, são ovos inteiros crus decorados com uma complicada combinação de desenhos geométricos, cores variadas, figuras e símbolos religiosos originários da Ucrânia.

Esta tradição ucraniana remonta a mais de 3 mil anos antes de Cristo. A tradição das pessankas se mantém como um dos fortes traços dessa cultura e daquelas as quais mantiveram contato.

Quer saber como fazer um Pessanka? Clique aqui 🙂

Conte o que achou nas nossas redes sociais:
Página no facebook
Instagram
Grupo Facebook
Twitter Professora Coruja




Comentários

comentários

No Comments

Leave a Comment