MEC libera Prouni para professor já formado e amplia formação a distância

MEC libera Prouni para professor já formado e amplia formação a distância

Professores poderão fazer segunda licenciatura gratuitamente pelo PROUNI

A medida faz parte da Política Nacional de Formação de Professores anunciada nesta quarta-feira (18). Objetivo é reduzir total de vagas ociosas.

O Ministério da Educação (MEC) vai permitir que professores que já tenham concluído o ensino superior sejam beneficiados com bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) para fazer novos cursos de graduação em licenciatura. A principal concessão do governo é que eles serão liberados do critério de renda exigido pelo programa.

Antes, a bolsa do Prouni era destinada somente para candidatos que ainda não tinham formação universitária e possuíam renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. A medida faz parte da Política Nacional de Formação de Professores anunciada nesta quarta-feira (18).

O objetivo do governo é tentar diminuir o índice de bolsas que não são preenchidas. Segundo a secretária do MEC, Maria Helena Guimarães de Castro, 36% das vagas de licenciatura do Prouni estão ociosas.

“Isso acontece por causa dos critérios de renda de admissibilidade. Para induzir a formação de docentes vamos ampliar os benefícios para os professores graduados para preencher estas vagas ociosas.”

Maria Helena lembrou que pesquisas indicam que a qualidade do professor é o fator que mais influencia na melhoria do aprendizado dos alunos, independente das desigualdades. “É a qualidade do professor que vai ajudar a melhorar a qualidade da educação.” Ela apresentou dados do censo que apontam que dos 2,1 milhões de professores que atuam na educação básica, só 1,6 milhão possui formação superior.

Residência pedagógica

O MEC também afirmou que vai oferecer 80 mil vagas para o Programa de Residência Pedagógica em 2018, anunciado pelo ministro Mendonça Filho em pronunciamento em rede nacional no domingo (15).

A residência é uma reformulação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) já existente. Ele vai atender alunos de licenciatura a partir do terceiro ano de graduação. Eles farão estágios supervisionados em escolas de educação básica.

Ensino à distância

Também faz parte da Política Nacional de Formação de Professores do governo federal a abertura de 250 mil vagas da programa Universidade Aberta do Brasil, que oferece ensino à distância. Segundo o MEC, 75% das vagas será oferecida para formação de professores.

Via G1

Comentários

comentários

No Comments

Leave a Comment