Live sobre Alfabetização com Atividades

Live sobre Alfabetização com Atividades

Na Live de quinta-feira, dia 23 de agosto, falamos sobre Alfabetização. Respondi algumas perguntas que me fizeram no Instagram e a compartilhei uma atividade lúdica chamada Silabário Móvel, para aprender as letras, palavras e separação silábica.
Assista a live completa:

1 – Como trabalhar com uma sala com crianças em vários níveis de escrita?

Nenhuma sala é 100% homogênea. Crianças com vários níveis de escrita na sala de aula é muito comum e uma ótima sugestão para trabalhar essas diferenças é o trabalho em equipe. A criança precisa perceber que ninguém é bom em tudo, cada um é um ser único. Uma boa ideia é juntar os alunos, pedindo para um ensinar ao outro, mostrando como ajudar o outro faz bem. É muito importante que o aluno que foi ajudado na sua dificuldade em um outro momento ajude alguém para mostrar que cada um é bom em algo. Trabalhando dessa forma eles aprenderam mais e ainda desenvolverão o trabalham o trabalho em equipe, qualidade tão importante nos dias de hoje.

Segundo a publicação da Estante Mágica: “Atividades como poesia, música e exercícios com literatura são ótimos para ajudar a equilibrar os diferentes níveis de alfabetização das crianças. Pois, além de darem um dinamismo na sala de aula, ajudam a estimular a criatividade e engajamento dos pequenos.”

2 – Como trabalhar com crianças que possuem preguiça?

Uma criança geralmente tem muita energia, gosta de aprender e possui curiosidade. Se a criança está com preguiça algo de errado está acontecendo. Levantei alguns pontos

O primeiro motivo pode ser a falta de interesse pelas atividades. Antigamente víamos o professor como detentor único do conhecimento. Hoje não mais! A criança possui milhares de informações ao longo do dia com internet e a sala de aula deve ser um lugar desafiador onde a criança possa expressar sua opinião e discutir sobre diversos assuntos, aprendendo dessa forma. Se a criança tem preguiça provavelmente é hora de você professor buscar outras maneiras de apresentar aquele assunto.

Problemas de relacionamento com os colegas pode ser um dos motivos também. Quando a criança sobre bullying ela se isola e não gosta de estar naquele local, logo ela pode se sentir desmotivada.

Outro motivo pode ser a falta de rotina. Segundo o site Sou mãe: “A falta de estabilidade e de uma rotina pode levar à apatia ou à preguiça. Nesse sentido, a mudança constante pode influenciar no fato de a criança não encontrar atividades das quais gosta. É importante proporcionar às crianças rotina e certa estabilidade para que, no futuro, a criança não desenvolva outros problemas de conduta ainda mais graves.”

Conversando na live a professora comentou que o seu aluno tinha preguiça porque o pai o chamava de burro. Por conta disso ele não queria aprender porque aquilo tinha se tornado verdade para ele. As crianças são como esponjas tudo que a gente joga elas absorvem. Por isso devemos ficar ainda mais atentas ao que falamos na sala de aula. Precisamos incentivar e inspirar nossos alunos, mostrar que eles são capazes de qualquer coisa caso eles acreditem.

Se algo incomoda a criança é preciso conversar para descobrir o que está acontecendo, como resolver aquele problema e também o que a motiva.

3 – Formas criativas de ensinar de letra cursiva

A letra cursiva é um dos assuntos bem discutidos no meio educacional. Há professores que defendem o ensino da letra já outros não acham necessário.

Agora aqui vai uma opinião MINHA. (Lembrando que é possível pensarmos diferentes e continuarmos amigos, ok?!)

Eu acredito que tem que ser uma escolha da criança. A letra cursiva está presente na escola, já nos meios de comunicação a criança tem contato com a letra bastão. Por isso eu acredito ser importante a apresentação da forma das letras cursiva e bastão mas com qual ela vai escrever deve ser uma escolha da criança.

Já me falaram que a letra cursiva é essencial para a coordenação motora e o desenvolvimento cognitivo da criança mas eu ainda acredito que existem outras maneiras de desenvolver sem que seja de uma forma massante como a letra cursiva.

Mesmo possuindo essa opinião alguns colégio ainda insistem em ensinar obrigatoriamente a letra cursiva e para deixar isso de forma mais lúdica contei a história do palhaço Palito e do macaco e a mola uma forma diferente de ensinar a letra cursiva. Confira o trecho no vídeo abaixo:

Lembrando que aprendi essa história a muito tempo atrás com uma professora. Não sei se essa história é domínio publico ou possui um autor. Caso você conheça o autor dessa história compartilhe comigo aqui nos comentários.

E para deixar a sua sala de aula mais lúdica e divertida duas ideias de atividades bem legais:

Silabário Móvel


Os materiais são muito simples: Caixa de sapato, tapinhas de garrafa pet, 6 bicos de garrafas pet.
Cole os bicos na garrafa pet. Nas tampinhas de garrafa eu colei adesivo de todas as sílabas do alfabeto.
Você pode comprar o arquivo em PDF em nossa loja e imprimir em um papel adesivo. Lembrando que essa atividade também está disponível no Curso de Alfabetização e Letramento da Professora Coruja.

Agora que a sua caixa está pronta, você pode dar ditado, separação silábica, ou até mesmo mostrar uma ficha com uma figura e pedir que a criança escreva aquela palavra.

Projetos de Leitura – Sr. Alfabeto 

v

Uma maneira incrível de trabalhar com os pequenos é através de livros. Um projeto de leitura que eu gosto bastante é baseado no livro O Aniversário do Seu Alfabeto da Cortez Editora.
Desenvolvi um projeto em cima desse livro onde criei um Boneco do Sr. Alfabeto, mas ele não é um simples boneco, ele também é uma mochila onde a criança pode levar livros para casa.

A mochila do Sr. Alfabeto está a venda na nossa loja e comprando a mochila você ganha o projeto que desenvolvi em PDF.

Todas as quintas-feiras as 20h30 tem a LIVE. Espero você na próxima!

Comentários

Professora de Educação Infantil e Criadora da Professora Coruja.
“Acredito que a Educação é um esforço colaborativo.”

No Comments

Leave a Comment

Your email address will not be published.