Letra cursiva x Letra bastão. Qual a melhor escolha?

Letra cursiva x Letra bastão. Qual a melhor escolha?

Vários estados americanos estão retomando o ensino com a letra cursiva, aquela escrita contínua aprendida geralmente no caderno de caligrafia. A exigência também é motivo de debate no Brasil.

Letra Cursiva x Letra Bastão. Esse sempre foi um tema muito discutido por muitos educadores. A quem defenda a letra cursiva, para o neurocientistas  canadense Norman Doidge sustentam que a escrita cursiva, por exigir maior esforço de integração entre áreas simbólicas e motoras do cérebro, é mais eficiente do que a letra de forma para ajudar a criança a adquirir fluência, porém outra corrente de pesquisadores, entretanto, afirma que, se a cursiva desaparecer, as habilidades cognitivas específicas serão substituídas por novas, sem maiores traumas.

Confira a reportagem do jornal da Rede Globo sobre o tema.

Segundo o Programa Nacional de Alfabetização do Ministério da Educação, os alunos devem ter conhecimento dos vários tipos de letra, mas o uso da cursiva não é obrigatório. No Enem, por exemplo, os estudantes podem escolher o tipo de letra.

Uma das coisas que mais me assusta é a introdução da letra cursiva logo na educação infantil. Com a primeira série (agora 1º Ano) introduzido no ensino fundamental percebo que cada vez mais cedo a letra cursiva tem sido apresentada logo na educação infantil, tempo que deveriam estar brincando e amadurecendo.

Qual a sua opinião? Escreva nos comentários.

Comentários

comentários

No Comments

Leave a Comment