Instrumentos Musicais Indígenas

 

O Dia do Índio é uma ótima oportunidade para você explorar a cultura indígena! E a dica é explorar os instrumentos musicais indígenas.

A  música para o indígena é algo muito importante, devido a todo o seu peso social e ritual. Ela está presente nas diversas manifestações culturais e sociais de cada etnia, fazendo parte dos rituais de magia, socialização, contato direto com os ancestrais e cura. Presente também em festas comemorativas, podendo ser vista como uma linguagem diferenciada pois a partir dela podemos saber se estamos em uma guerra, em um ritual para os deuses ou em alguma outra manifestação cultural distinta.

Os índios brasileiros utilizam predominantemente instrumentos de sopro ou percussão, mas cada tribo possui seus instrumentos específicos, os que são compartilhados de alguma maneira sofrem diversificações, como o material utilizado para a fabricação por exemplo.

Algo muito bacana que podemos ressaltar é que para o indígena o próprio corpo é tido como um instrumento musical.

Alguns exemplos de instrumentos musicais indígenas:

  • Flauta dos índios Enawenê-Nawê: Essa flauta tem grande importância para essa etnia, sendo utilizada em rituais e tendo até o seu local específico dentro da aldeia, a Casa das Flautas. Estão intimamente ligadas a seres do subterrâneo na formação dos clãs dos Enawenê-Nawê.
  • Pau-de-Chuva: É um instrumento de percussão, seu som é semelhante ao barulho da chuva, é muito utilizado em rituais de cura ou que envolvam o xamanismo em geral
  • Chocalho: Nessa categoria podemos incluir diversos instrumentos já que o nome é bem genérico. Vou começar falando um pouco sobre a Maracá. Ela é constituída de forma simples mas tem grande importância em diversos rituais de muitas etnias, pois nele se tem o poder de fechar o corpo contra os espíritos ruins, para os Avá-Canoeiro por exemplo ela é de extrema necessidade no ritual de plantação, pois sem o som da maracá as plantas novas não crescem. Está presente também no rito de criação de uma etnia, onde sem o som proveniente das maracás o deus não conseguiria os encontrar acabando assim com todo o universo. Podemos então ver a força e a importância que esse instrumento tem. Ele é composto, na maioria das vezes, de uma cabaça preenchida com grãos ou sementes, qualquer coisa que ao balançar consiga fazer o som característico.

    Nessa categoria podemos e devemos incluir também o chocalho de pé, um instrumento muito bonito e de grande serventia, pois como já comentamos acima, grande parte do som que os indígenas utilizam em seus rituais e festas são provenientes do corpo, como esse chocalho fica preso no pé, todas as vezes que batem ele no chão para algum efeito saí um belo som desse instrumento.

  • Apito: É utilizado em diversos rituais para chamar entidades/seres, também pode ser utilizado para imitar sons de pássaros
Comentários

No Comments

Leave a Comment

Your email address will not be published.