Vídeo | 6 filmes para usar na Educação Infantil

Vídeo | 6 filmes para usar na Educação Infantil

Confira neste vídeo uma lista com 6 filmes para usar na Educação Infantil.

Há diversas listas de filmes a serem trabalhados com o Ensino Fundamental e Médio, contudo, não se encontram tantas opções para os alunos menores. Se a duração da história for um empecilho para sua classe, experimente pausar a animação em certos momentos. O que foi assistido até então pode ser debatido e a atividade pode continuar por vários dias, transformando-se em um projeto de longa duração.

E para ajudar você, fizemos um vídeo com com 6 Filmes para usar na Educação Infantil, e o que desenvolver com cada vídeo.

Assista:

Abaixo, descrito cada atividade de cada filme.

1 – A Fantástica Fábrica de Chocolates


a-fantastica-fabrica-de-chocolate-professora-coruja

Por que assistir: As crianças que são aceitas para visitar a fábrica apresentam personalidades bem diferentes – a menina mimada, o guloso, a competitiva e o agressivo (um menino viciado em jogos eletrônicos). Isso abre portas para falar sobre o comportamento das crianças e as atitudes mesquinhas que devem ser evitadas.

Quando pausar: Ao longo da história, cada uma das crianças mal educadas se mete em um problema causado por suas próprias ações. O filme pode ser assistido, pela primeira vez, até que todos os personagens sejam apresentados e, depois, sempre que um deles desaparecer da Fábrica. Isso permite que as crianças falem especificamente sobre cada um dos comportamentos do filme e sugiram opções de como os personagens poderiam ter resolvido a situação.

Projetos: Coloque em foco a diferença entre Charlie (o menino bonzinho que, no fim, herda a Fábrica de Chocolates para sua família) e os outros visitantes, que pensaram apenas em seu próprio benefício. Organize um dia de troca em sala, em que cada aluno pode levar um brinquedo para trocar, ou mesmo um piquenique em que a turma poderá compartilhar os lanches. Se houver possibilidade, por que não levar a classe até a cozinha e preparar uma das delícias do filme? Mas peça que elas preparem a guloseima para um amigo, e não para si mesmos (garanta que todos ganhem um pedaço no momento da entrega).

2 – Ponyo – Uma amizade que veio do mar

filme-Ponyo-uma amizade-que-veio-do-mar-professora-coruja
Por que assistir: O singelo filme japonês conta a história de um menino que, um dia, encontra um peixinho dourado na praia. O peixe é na verdade uma princesa que fugiu de seu lar no oceano e quer muito virar humana. A partir de então, o menino a protege e a ajuda a realizar seu sonho.

Quando pausar: Há três momentos da história que podem ser discutidos separadamente. Assista o longa até o garotinho, Sosuke, levar Ponyo para sua casa e cuidar dela, aproveitando para mencionar a importância de se ajudar quem precisa, mesmo que não sejamos capazes de entendê-los completamente. Use outra sessão para mostrar a jornada dos amigos para encontrar a mãe de Sosuke e salvar o peixinho e, uma última, para as cenas finais, quando a princesinha é levada para baixo d’água e precisa decidir ficar ou ser transformada em humana.

Projetos: Há inúmeras possibilidades – as imagens do fundo do mar podem ser o gancho para uma aula sobre a vida marinha. A transformação de Ponyo em menina pode virar uma atividade que desperte a criatividade e a imaginação (qual animal você gostaria de se tornar e por quê?), feita em forma de livro ilustrado pelas crianças. Use também várias rodas de conversa durante a exibição do filme, abordando tópicos como fugir de casa e encontrar lugares e pessoas com que nos sentimos bem; isso pode gerar uma visão melhor da vida familiar de seus alunos.

3 – Wall-E
filme-wall-e-professora-coruja

Por que assistir: Para falar sobre cuidado com o meio ambiente, a necessidade de se preservar a natureza e ter uma vida saudável. O filme é quase que totalmente mudo, mas emocionante, e as crianças vão se envolver com o robozinho Wall-e, deixado sozinho no planeta Terra.

Quando pausar: Assista ao início do filme, quando toda a poluição e o lixo são mostrados pela primeira vez, até que Wall-e encontre Eva (uma robô mais moderna que vem inspecionar a vida no planeta). Pergunte sobre os motivos de a Terra estar assim, e por que ninguém mais vive lá. Depois, assista ao relacionamento entre os dois robôs – ele está mais feliz ou triste por ter companhia? Qual a importância de se ter amigos e também de passar momentos sozinho? Pause mais uma vez após Wall-e ver os humanos em sua nave (hora de falar sobre alimentação saudável, exercício e tempo gasto com eletrônicos) e, então, assista ao fim da história.

Projetos: Logicamente, a história pede por uma conversa sobre preservação da natureza. Proponha que as crianças plantem uma sementinha (pode ser uma horta ou um canteiro de flores) no pátio da escola – e voltem semanalmente para regá-las e cuidar de seu crescimento, praticando a responsabilidade.

4 – Monstros S.A.
filme-mosntros-sa-professora-coruja

Por que assistir: Para falar sobre medo, coragem, amor, amizade e respeito ao próximo. O filme é engraçado porém ao mesmo tempo sabe trabalhar a necessidade de cada um dos personagens em quanto a amizade e a expectativa que cada um cria: Mike e Sully

Quando pausar: Assista ao início do filme, logo nas primeiras onde os monstros estão em treinando para assustar, converse sobre o medo de cada um. Logo mais no meio do filme, Mike espera que seu amigo fique do seu lado porém Sully não dessiste de salvar a pequena Bu. Converse sobre a amizade.
No final do filme o chefe de Sully, Sr. Waternoose trapaceia e acaba se dando mal, converse sobre sempre falar a verdade e fazer o bem ao próximo.

Projetos: A história pede por uma conversa sobre amizade, e fazer o bem ao próximo: O certo e o errado. Proponha que as crianças façam um painel de coisas boas e ruins de atitudes.

5 – Ratatouille

filme-ratatouille-professora-coruja
Por que assistir: Logo no início do filme temos a fala: “Qualquer um pode cozinhar”, mostrando a importância de que qualquer um pode ser o que quiser. Não precisaria mais nada para descrever esse filme, porém ao longo da história o ratinho Rémy cria uma amizade Linguini filho de um dos maiores chefes de cozinha Gusteau, que não sabe cozinhar. Ao longo do filme, temas como amizade e trabalho em equipe surgem de forma simples e sensível.

Quando pausar: Assista ao início do filme, quando Rémy e Linguini aprendem a se entenderam através do cabelo de Linguini. Mais ao final do filme a cena que Rémy trai seu amigo, deixando todos da colônia de ratos entrarem no restaurante, converse o que acharam da atitude do ratinho, e por último quando todos da colônia decidem ajudar no restaurante.

Um tema bem legal para conversar após o filme como um gancho é a cena em que o ratinho Rémy fazem todos os ratos da colônia lavarem as mãos antes de tocar nos alimentos. (Mais dicas para aula de higiene você encontra aqui)

Projetos: Proponha que as crianças os hábitos de Higiene. Converse sobre trabalho em equipe, mostre que em tudo da vida precisamos aprender a trabalhar com as pessoas, seja na escola, no trabalho da mamãe e do papai e em casa.

6 – Divertida mentedivertida-mente-professora-coruja
Por que assistir: Além de ser novidade (o filme acabou de entrar em cartaz), a nova animação da Pixar é encantadora até para os adultos, e trata dos sentimentos de forma muito madura, e ensina a lidar com a tristeza. A história se passa dentro da cabeça de Riley, uma menina de 11 anos, mostrando como as emoções dela controlam suas ações e lembranças. Cada emoção é representada por um personagem: a Alegria, a Tristeza, o Medo, a Raiva e o Nojinho.

Quando pausar: Durante uma discussão, a Alegria e a Tristeza são jogadas para fora do cérebro de Riley – mas, antes disso, podemos ver como a cabeça dela funciona, e como os sentimentos vão dando cores aos acontecimentos da vida dela. Aproveite para pedir às crianças que contem lembranças felizes, bravas ou tristes e expliquem porque se sentiram assim. Ao longo do filme, quando Alegria e Tristeza estão tentando encontrar seu caminho de volta, falem sobre como as outras emoções são importantes na vida de Riley. Como seria estar alegre a todo momento? É bom sentirmos outras coisas, às vezes desagradáveis? Por quê?

Projetos: Use máscaras de sentimentos para ajudar as crianças a visualizar suas emoções – como o meu rosto se parece quando fico zangado? E feliz? Você pode aprender a fazer as máscaras aqui. Providencie também um espelho onde a turma possa fazer caretas e expressar sentimentos, analisando seus próprios traços e os de seus amigos, exercitando o autoconhecimento.


 

Lembre-se de documentar as sessões de cinema e as atividades realizadas em sala! Como alguns desses projetos não usam folhas de atividade que podem ser enviadas para os pais, utilize fotos e vídeos para capturar o desenvolvimento das crianças em cada etapa. Essas imagens também servem para facilitar a escrita de seus relatórios.

Tem mais sugestões de filmes para a Educação Infantil? Conte para nós nos comentários e em nossas redes sociais. E não se esqueça de compartilhar este post com os amigos.

 

 

Comentários

comentários

No Comments

Leave a Comment