Dinâmicas e brincadeiras para a volta às aulas

Dinâmicas e brincadeiras para a volta às aulas

Ser bem acolhido nos  primeiros dias de aula faz toda a diferença no ano letivo! Pensando nisso fiz uma mega pesquisa na internet e escolhi 10 dinâmicas e brincadeiras  para você fazer com os seus alunos na a volta às aulas.

1 – Teia da Amizade

A dinâmica Teia da Amizade é uma dinâmica simples e com pouquíssimo recurso mas que vai trazer envolvimento para a sua turma!

Para essa dinâmica você irá precisar apenas de 1 rolo de barbante. Faça uma roda com os alunos, faça um laço no seu dedo, só pode falar quem está com o barbante. Você vai se apresentar e falar algo que gosta, e que acha importante que as pessoas saibam sobre você. Em seguida jogue o barbante para um aluno, ele deve se apresentar e falar algo também, então ele enrola o barbante no dedo e joga para outro colega. No final haverá uma grande teia de aranha mostrando que todos temos gostos iguais, diferentes e que estamos ligados.

Eu adoro essa dinâmica porque as crianças podem visualizar o quanto estamos uns ligados aos outros.

2 –  Não deixe o balão cair

Os alunos vão precisar trabalhar em equipe para vencer esse jogo, melhorando a integração dos alunos.
De uma bexiga para cada aluno, coloque uma musica bem animada e peça que comecem a jogar no ar. Após 1 minuto o professor escolhe um aluno para sair. Conforme passa o tempo o professor escolhe outro aluno até que ao final terá muitas bexigas para apenas 1 aluno.
Faça uma roda de conversa e reflitam sobre o resultado, quando todos estavam participando e quando apenas um aluno teve que manter as bexigas no ar.

Os alunos vão perceber que é muito importante trabalhar em equipe e que juntos somos muito melhores.

3 –  Dança no jornal

Entregue uma folha de jornal para cada aluno. Coloque uma música bem animada e explique que cada uma só pode dançar dentro do seu jornal. Cada vez que a musica parar as crianças devem dobrar o jornal ao meio. Vai chegar um momento que o jornal vai ficar muito pequeno e eles não vão conseguir mais se equilibrar.

A dança é algo bem divertido que traz descontração.

4 – Encontrando o igual

Eu adoro a brincadeira encontrando o igual porque essa pode ser uma maneira de você desenvolver o trabalho em equipe e avaliar o nível de conhecimento dos seus alunos. Nó vídeo 5 dias para o primeiro dia de aula eu falo sobre avaliar o seu aluno mas isso não significa dar uma prova e sim avaliar de uma forma divertida, e essa dinâmica pode ser uma maneira. 

Para essa dinâmica você vai precisar dessas fichas de letras (Você pode baixar essas fichas no final da explicação da dinâmica) Você pode trabalhar o alfabeto minúsculo e maiúsculo ou letra cursiva e bastão. 

Espalhe pela escola ou pelo espaço que você estiver as fichas para as crianças procurarem e o oposto deixe em uma mesa. A criança deve pegar uma letra e procurar a outra metade. Essa é uma maneira de fazer uma pequena sondagem e já ver o conhecimento das crianças sobre as letras do alfabeto.

Caso você não queira fazer com letras você pode fazer com imagens de lugares, animais ou até formas geométricas. Basta cortar a metade e a criança deve procurar o restante. Para ficar divertido coloque uma música bem animada e um cronometro.  Ao final do tempo conte quantas metades as crianças encontraram.

E para baixar as suas fichas do alfabeto basta preencher o formulário abaixo:

 

5 –  Trocando crachás 

Essa brincadeira tem como objetivo ajudar as crianças a lembrarem os nomes dos colegas novos. O professor deve confeccionar crachás para os alunos, você encontra modelos bem legais aqui, aqui e aqui.

Todos vão ler os seus nomes em duas rodadas, depois todos devem tirar o crachá e colocar ao centro da roda e embaralhar. Cada um vai receber um crachá que não é o seu. Nesse momento o professor liga o som e todos devem passear  pela sala ao pausar a música eles devem ler o nome no crachá e procurar o dono do crachá para entrega-lo.

6 – Dado das Perguntas

Essa ideia eu retirei lá do Instagram Criar, recriar e ensinar. Basicamente você vai encapar um dado com várias perguntas: Qual a sua idade? Sua cor favorita? A criança vai jogar e deve responder. Essa é uma maneira divertida das crianças se conhecerem. Para baixar as folhas com as perguntas para encapar o dado basta preencher o formulário abaixo:

7 – Cumprimento maluco

Todos dançam, quando a música parar a professora vai dar um comando: “Vocês devem se cumprimentar com o dedo, as costas, o cabelo, a perna, a testa.”

Cada vez que o professor der um comando as crianças vão ter que usar a imaginação para ver como vão se cumprimentar

8 – Multiplicando o amor.

O que eu mais gosto dessa dinâmica é que ela pode ser feita em qualquer mês do ano, em qualquer aula.

As crianças devem estar soltas dançando uma música bem animada. Ao parar a música elas devem encontrar um amigo mais próximo e dar um abraço. Quando a música voltar a tocar de bracos dados eles vão dançar em duplas.

Quando a música parar eles vão encontrar uma dupla mais próxima para abracar formando um quarteto. A música voltou a tocar esse quarteto vai procurar outro quarteto, até que todos vão estar em um grande abraço.

9 – Stop circular

Essa dinâmica os alunos vão ter que usar a criatividade e o raciocínio. Lembrando que é importante essa atividade ser feita com os maiores que estão se alfabetizando ou que já estão alfabetizados. Em um círculo, o professor escolhe uma letra para começar e escolhe uma criança para começar, cada criança responde uma pergunta e vai pra o próximo. O professor deve ter várias perguntas já em mente para perguntar para quantidade de alunos que estiverem no círculo.

Exemplo> Letra R  Um nome: Ricardo, – Profissão: Radialista, – lugar: Rio de janeiro, Animal: Rato,
Qualquer hesitação na resposta, erro, aquele jogador fica 1 rodade sem jogar ou sai da brincadeira.*

10 – Quem eu sou

Faça uma roda de conversa onde todos se apresentem, e falem algo que gostem, quanto mais coisas melhor. Distribua papéis para os alunos, cada um escreve o seu nome dobra e coloca em um saquinho. Imitando a brincadeira Quem eu sou, que você coloca o celular na testa e precisa adivinhar a palavra escrita, assim será feito com os colegas. Um colega vai sortear um nome e colocar o papel na testa, ele não pode ver o nome escrito no papel. Ele fará perguntas e todos só responderam sim ou não. Exemplo: meu colega é alto? Tem cabelo preto? Gosta de animais? Conforme vão dando as dicas ele precisa descobrir qual o nome do amigo que ele sorteou.

Comentários

Professora de Educação Infantil e Criadora da Professora Coruja.
“Acredito que a Educação é um esforço colaborativo.”

No Comments

Leave a Comment

Your email address will not be published.