Dicas para melhorar a reunião escolar e ampliar a participação das famílias

Dicas para melhorar a reunião escolar e ampliar a participação das famílias

Centro de estudos Harvard Family Research Project faz recomendações para diretores, professores e pais participarem dos encontros de maneira mais efetiva.

As reuniões de pais costumam ser um dos momentos mais comuns de interação entre a escola e a família. Embora esses encontros sejam importantes para acompanhar e apoiar o desenvolvimento dos alunos, nem sempre eles ocorrem da maneira mais efetiva, o que acaba frustrando ambos os lados.

Leia Mais:
Reunião de Pais | 7 erros que devemos evitar
Reunião de Pais | Dinâmica Borboleta

Com base em uma publicação do centro de estudos Harvard Family Research Project, nos Estados Unidos, o site Porvir reuniu dicas para diretores, professores e pais tornarem as reuniões mais efetivas e refletirem juntos sobre como podem apoiar no desenvolvimento dos alunos. Confira:

— Diretores —

Antes das reuniões
1. Envie mensagens para todos da escola e reforce a importância da participação familiar nas reuniões.

2. Divulgue antes a pauta da reunião para os pais e professores.

3. Compartilhe informações sobre as reuniões de pais e mestres com a comunidade de maneira geral.

4. Organize formações com os professores para que eles possam utilizar os melhores métodos para conduzir as reuniões.

5. Ajude as famílias a obterem informações sobre o desenvolvimento e rendimento dos seus filhos e demonstre que isso é importante.

Durante as reuniões
6. Esteja disponível para auxiliar os professores que precisam de apoio para conduzir a reunião e ofereça orientações aos pais.

7. Caminhe pelo edifício escolar para receber as famílias e comunicar a satisfação da escola com a sua presença.

8. Use as reuniões como um ponto de partida para obter uma maior participação da família na escola. Aproveite e compartilhe informações sobre como eles podem se envolver mais.

Depois das reuniões
9. Obtenha feedback dos professores e pais sobre o que funcionou e não funcionou durante as reuniões. Use isso para melhorar os próximos encontros.

10. Garanta uma comunicação constante entre as famílias e a escola. Oriente os professores para que eles estejam sempre em contato com as famílias. Também ofereça oportunidades para que as famílias sejam envolvidas na escola.

— Professores —

Antes das reuniões
1. Mande convites para as reuniões por meio de folhetos, avisos, e-mail ou telefonemas. Também inclua informações sobre horários e metas dos encontros.

2. Revise o trabalho dos alunos e também esteja preparado para apresentar seus dados de avaliações. Pense o que gostaria de saber mais sobre seus alunos por meio das famílias.

3. Prepare ideias e materiais para utilizar durante as reuniões. Elabore um portfólio com os trabalhos dos estudantes para compartilhar com as famílias.

4. Crie um ambiente acolhedor para receber as famílias. Deixe os trabalhos dos alunos expostos e organize as carteiras em círculos.

Durante as reuniões
5. Comece contando sobre o crescimento dos estudantes e as interações entre a classe. Ajude as famílias a conhecerem as metas de aprendizagem e identificarem quais são os campos que os alunos precisam de apoio.

6. Use exemplos para demostrar o progresso e as habilidades desenvolvidas pelos estudantes.

7. Faça perguntas e escute as famílias sobre seus sonhos e esperanças para os alunos. Também questione sobre estilos de aprendizagem e oportunidades educativas fora do espaço escolar.

8. Compartilhe ideias que possam apoiar a aprendizagem e sugira atividades para que as famílias possam colaborar com o desenvolvendo dos alunos dentro de casa.

9. Evite julgar o que os pais devem fazer. Busque soluções colaborativas para qualquer problema.

10. Explique como será feita a comunicação com as famílias e como elas poderão entrar em contato com você.

Depois das reuniões
11. Faça um acompanhamento com as famílias. Agradeça a presença dos pais e também entre em contato com aqueles que não puderam comparecer. Ofereça apoio aos pais e diferentes alternativas de comunicação.

12. Mantenha uma comunicação regular com as famílias, incluindo notícias positivas e atualizações do progresso dos estudantes. Também pergunte se os pais querem se envolver em outras atividades educativas.

143 Crie atividades de classe que possam se basear no que você aprendeu sobre as culturas das famílias, o ambiente de aprendizagem que eles estão inseridos e as necessidades dos estudantes.

— Pais —

Antes das reuniões
1. Esteja pronto para falar e escutar. Aproveite para saber do progresso do seu filho. Além de verificar suas notas e resultados, compartilhe com o professor sobre como é o comportamento do seu filho dentro de casa, quais são suas necessidades, sonhos e como o professor poderia ajudar.

2. Revise as tarefas e provas do seu filho antes da reunião. Faça uma lista de perguntas que gostaria de fazer ao professor.

3. Esteja preparado para ouvir sobre as virtudes e deficiências do seu filho. Também faça perguntas sobre como você e o professor podem colaborar com o desenvolvimento dele.

Durante as reuniões
4. Questione como está o desenvolvimento do seu filho, qual é o seu rendimento em comparação ao da classe e como ele poderia melhorar.

5. Peça para ver os trabalhos que o seu filho desenvolveu.

6. Compartilhe seus pensamentos e emoções relacionados ao seu filho. Diga em quais áreas o seu filho mais precisa de ajuda.

7. Pergunte como você pode apoiar o desenvolvimento do seu filho dentro de casa.

8. Tente conhecer quais são as atividades da escola você poderia estar mais envolvido.

Depois das reuniões
9. Faça um planejamento com as coisas que você e o professor se comprometeram para ajudar no desenvolvimento do seu filho.

10. Programe outra reunião para conversar com o professor ou pergunte como vocês poderão manter contato.

11. Converse com o seu filho sobre a reunião e compartilhe com ele o que você aprendeu. Mostre como você apoiará a aprendizagem dele dentro de casa e também peça sugestões.

 

 

Comentários

comentários

No Comments

Leave a Comment