Dia do Folclore | 6 Atividade do Saci-Pererê

Dia do Folclore | 6 Atividade do Saci-Pererê

O dia do Folclore é comemorado no dia 22 de agosto e para essa data tão especial que celebra a cultura e história do nosso povo, separei 6 atividades com um dos personagens mais famosos do Folclore. O Saci-Pererê.

Muito divertido e brincalhão, o Saci gasta seu tempo aprontando travessuras na matas e nas casas. Faz brincadeiras como assustar viajantes, esconder objetos domésticos e emitir ruídos.  Vamos aprender 5 atividades divertidas!

1 – Pula Saci Pererê
Faça um Saci que pula a partir de rolo de papel higiênico. Uma atividade super divertida para as crianças brincarem.

 

2- Prenda o Saci na garrafa!

A lenda conta que para prender  após capturar o Saci usando uma peneira, é preciso prendê-lo em uma garrafa. Essa atividade é ótima para estimular a imaginação das crianças. Baixe o molde do Saci aqui, pegue uma garrafa pet de 600ml e coloque dentro.

Uma sugestão muito divertida para brincar com as crianças é esconder o Saci pela casa e fazer uma caça ao Saci, assim como uma caça ao tesouro. Cada vez que uma criança encontrar um Saci guarda dentro da garrafa.

3- Fantoche rolo de papel higiênico.

Contar histórias é uma delícia e deixar que as crianças contem é melhor ainda. Uma ideia bem legal para a sua turma é confeccionar fantoches com rolinho de papel higiênico e deixar a imaginação soltar.

4 – Saci em formas geométricas.

Uma maneira lúdica de ensinar as formas geométricas é desenhando o Saci. Confeccione as peças e diga que vão formar algo. Deixar que as crianças pensem e tentem adivinhar.

 

5 – Dobradura Saci- Pererê

A dobradura é um ótimo aliado para sala de aula ainda mais se utilizado com histórias. Veja aqui como fazer uma dobradura do Saci.

 

5 – Boneco Saci- Pererê com sucata

Faça um boneco do Saci- Pererê com alguns potinho de iogurte e colorset marrom. Deixe as crianças soltarem a imaginação!

Eu espero que você tenha gostado dessas atividades! Compartilhe comigo as atividades que você está fazendo com seus alunos, através do Facebook e no Instagram utilize a #professoracoruja.

Até mais!

Comentários

comentários

No Comments

Leave a Comment