Dia das Crianças na Escola. 9 Atividades para tornar esse dia especial!

Dia das Crianças na Escola. 9 Atividades para tornar esse dia especial!

Está chegando o Dia das Crianças e esse dia é mega especial, afinal as crianças esperam ansiosamente por ele! Pensando nisso separei 9 atividades para deixar o Dia das Crianças na escola incrível na escola! Confira!

1. Piquenique

Foto: Come-se.blogspot.com

O piquenique é uma forma diferente de fazer o lanche com os pequenos.  Você pode pedir um prato para cada família assim terá bastante opções de alimentos. Outra opção é realizar um culinária diferente onde eles preparassem o lanche do piquenique. Como sugestão: frutas no palito, sanduíches e sucos naturais.

Após o piquenique você pode separar jogos antigos como dominó, 5 Marias ou jogos de tabuleiro para aproveitar o clima com as crianças.

Lembrando que o piquenique pode ser feito no parque da escola ou até mesmo em um parque da cidade.

2. Caça ao tesouro

As crianças adoram caça ao tesouro! Eles ficam super animados com a ideia te algo escondido. Você pode dividir a turma em grupos, a professora deverá espalhar pistas pelo colégio. É interessante formar vários caminhos que cheguem ao mesmo local, assim cada grupo vai ter o seu caminho.

É muito importante estimular que as crianças quebrem a cabeça para desvendarem o mistério. Para os mais velhos você pode sugerir que as pistas estejam em códigos e eles com uma tabela para traduzir cada código da pista. Para os mais novos pode ser em forma de “charadas”.

Para dar a aparência de um tesouro verdadeiro, você pode encapar um caixa e em cima colocar um X vermelho ou esconder embaixo de uma cadeira ou mesa. Dentro do tesouro pode estar a lembrancinha do Dia das Crianças ou até mesmo moedas de chocolate.

Outra dica bastante legal que encontrei no google é que para estimular a criatividade, o  tesouro pode ser um caderno em branco para eles escreverem as suas aventuras. O caderno pode ter a foto deles na capa com uma lupa, sendo grande exploradores.

3. Cinema divertido

Eu amo filmes! Já fiz vários no canal falando como aproveitar esse recurso em sala de aula. (Se quiser conferir clica aqui). As crianças amam filmes pensando nisso você pode levá-las ao cinema ou mesmo preparar uma sessão cinema na escola. É só utilizar um projetor, espalhar colchonetes pelo chão e distribuir a pipoca!

Além disso, vale propor filmes que possuam temática que ajudem as crianças a respeitar as diversidades, evitar o bullying e que tornem o ambiente escolar mais inclusivo.

5. Circuito e brincadeiras

A brincadeira está presente na vida da crianças e no dia delas a brincadeira realmente não pode ficar de fora! Pensando nisso separei vários Circuitos para você fazer no Dia das Crianças, 7 Brincadeiras para fazer com água na escola e ainda Mais de 90 brincadeiras para você ensinar e aprender.

6. Um dia de conto

Nós somos seres feitos de histórias, toda a nossa vida, nossa família, tudo! Nós literalmente respiramos histórias as nossas histórias e as histórias que recontamos. E no ambiente escolar isso fica mais evidente com a leitura de livros e contos clássicos.
Para essa data as professoras dos períodos podem se organizarem para uma Hora do Conto, ou seja uma história que elas interpreterem para as crianças.
No final da histórias é possível fazer uma oficina com algum objeto que caracterize aquela hora do conto ou até mesmo algo que remeta as histórias como coroas e varinhas de condão.

7. Atividades manuais

Mais uma boa dica de programa para o dia das crianças são os trabalhos manuais, como a colagem e o artesanato.

Para isso, explore materiais que iriam para o lixo como, caixas vazias, embalagens plásticas, escovas velhas, rolo de papel higiênico e papel toalha, entre outros.

Essas atividades permitem que as crianças liberem sua criatividade e trabalhem seu lado artístico, além de promover o desenvolvimento da mente.

8. Show de Talentos

Cada um é bom em algo! E por que não  mostrar o talento das crianças? Faça um Show de talentos entre as crianças! Com certeza vai render um dia muito divertido e com talentos que você nem imaginava.

9. Um dia de artista

Toda criança é um pequeno artista! Com os recursos certos é possível explorar para que as crianças se expressem e se divirtam com a arte.

É possível você propor um dia de arte na escola. Mostrar a vida e grandes obras de pintores famosos e ao final cada um se transformaria em um artista. Olha esse vídeo que inspirador!

Aprendizado melhor que esse não existe! Criança sendo criança! Música, pintura e liberdade! Curta Professora Coruja (Y)Assine nosso canal no YouTube www.youtube.com/professoracorujaFaça parte do nosso grupo: https://www.facebook.com/groups/professoracoruja/Siga-nos no Instagram: www.instagram.com/professoracorujawww.professoracoruja.com.brEsse vídeo foi gravado na Kid&Sens que é um local de trocas sensoriais para famílias e crianças. Um espaço que tem oficinas, cursos, aniversários. Estou apaixonada! <3

Publicado por Professora Coruja em Terça-feira, 19 de julho de 2016

Na sua escola você pendurar na parede um papel de metro e deixar que eles pintem livremente. E como estamos falando de tinta lembre-se de pedir uma roupa usada para a família para que não tenha a preocupação de sujar o uniforme.

Pintura com Gelo

Pintura com plástico filme

Pintura Diferente – Sala de Aula

A pintura estimula a comunicação, aumenta a capacidade de concentração e expressão das crianças. E nada melhor do que fazer isso de uma maneira diferente? Vamos então pintar com papel insulfilm!Adorei a ideia! Vídeo original: Colégio Juan Pablo IICurta Professora Coruja 👍youtube.com/professoracorujaConheça nossos produtos www.loja.professoracoruja.com.brFaça parte do nosso grupo: www.facebook.com/groups/professoracoruja/www.professoracoruja.com.br

Publicado por Professora Coruja em Segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Pintura com bolhas de sapão

Da série atividades que amamos! <3 Vamos fazer arte? Sentir, ver, experimentar!Curta Professora Coruja (y)Assine nosso canal no YouTube www.youtube.com/professoracoruja Faça parte do nosso grupo: https://www.facebook.com/groups/professoracoruja/Siga-nos no Instagram: www.instagram.com/professoracorujawww.professoracoruja.com.br

Publicado por Professora Coruja em Domingo, 24 de julho de 2016

Como lembrancinha um Kit do Artista que conta um caderno com várias obras e um potinho de tinta.

Gostou das ideias para o Dia das Crianças na escola? O legal é que você pode utilizar mais de uma atividade! Um piquenique com acampamento ou uma sessão de cinema com uma caça ao tesouro no final. É só fazer as combinações e aproveitar! E qual atividade você acha que faltou na nossa lista? Deixe aí nos comentários!

Atenção ao consumismo no dia das crianças!

O Dia das Crianças é uma data comercial e a escola é um ótimo lugar para promover a solidariedade entre as crianças. Para essa data as crianças podem levar um brinquedo em bom estado para a escola doar para instituições carentes.

Comentários

Professora de Educação Infantil e Criadora da Professora Coruja.
“Acredito que a Educação é um esforço colaborativo.”

No Comments

Leave a Comment

Your email address will not be published.