Como incentivar o interesse pela leitura?

Como incentivar o interesse pela leitura?

Assim como atividades ao ar livre, jogos de tabuleiro e outras brincadeiras, o momento de leitura pode ser muito divertido para todas as crianças. Veja algumas dicas

O Banco Itaú é uma instituição que incentiva demais a leitura infância sempre com campanhas e projetos mostrando o quanto é importante a leitura desde bebê.

Assista Documentário Para gostar de ler

Pensando nisso eles fizeram uma lista com 8 dicas de como você pode incentivar o interesse pela leitura  e eu não poderia deixar de compartilhar essas dicas. Vamos lá:

Um mundo de livros diferentes

Procure ter em casa livros infantis com formatos, capas e tamanhos diferentes. E deixe tudo organizado em um lugar agradável e de fácil acesso. Assim, as crianças podem ver e pegar os livros sempre que quiserem.

Amplie o universo da criança

Apresente para a criança livros de temas variados e de diferentes autores e ilustradores. Mostre também os diversos gêneros de literatura – como contos, fábulas e poesias – e descubra junto com a criança o tipo de livro de que ela mais gosta. Além disso, deixe a criança escolher as histórias que vai ouvir.

Livro também é para brincar

É importante deixar a criança livre para explorar o livro. Sentar em cima, bater na capa, morder: tudo isso faz parte da forma como ela interage com a obra. Além disso, deixe ela escutar a história como preferir, seja sentada, deitada ou em pé.

A criança cresce, os livros mudam

Os assuntos de interesse das crianças vão mudando conforme elas crescem. Por isso, é importante ampliar o repertório, diversificar as experiências e atualizar os temas dos livros que você lê para eles.

Evite mudar o texto

Na hora da leitura, procure não alterar o que o autor escreveu. É importante que as crianças escutem a história da maneira como foi criada. Palavras estranhas e desconhecidas ajudam a criança ampliar seu vocabulário e sua compreensão do mundo.

Leia do seu jeito

É sempre legal conhecer o livro antes de começar a leitura. Assim, você consegue transmitir melhor o ritmo do texto e se prepara para lidar com possíveis dúvidas da criança sobre a história. Mas não se preocupe: existem vários jeitos de ler um livro, é só achar o seu.

Divirta-se junto com a criança

Leitura também é carinho. É um momento para o adulto demonstrar afeto, conversar e mostrar as coisas legais do mundo. Escutar histórias na voz de pessoas queridas cria laços e muda a forma como as crianças enxergam o mundo. Essa é uma conexão que pode durar para sempre.

Ler para crianças não requer treinamento, apenas carinho e dedicação. A leitura pode ser feita em qualquer hora e local, desde que você e a criança estejam confortáveis e disponíveis para a experiência.

Os benefícios de ler para uma criança

Histórias ensinam novas palavras, facilitam o aprendizado,  ajudam a compreender o mundo, estimulam a criatividade e fortalecem os laços entre adulto e criança.

E você já leu para uma criança hoje?

Para gostar de ler

 

*Fonte: pesquisa impacto da leitura feita pelo adulto para o desenvolvimento da criança na primeira infância.

Comentários

Professora de Educação Infantil e Criadora da Professora Coruja.
“Acredito que a Educação é um esforço colaborativo.”

No Comments

Leave a Comment

Your email address will not be published.