Como fazer um semanário

Como fazer um semanário

Você sabe como fazer um semanário? Confira neste vídeo como fazer um semanário completo.

Assista ao vídeo onde falamos o que é um semanário clicando aqui.

Não existe um formato 100% correto de como fazer um semanário, por isso eu decidi fazer esse vídeo mostrando o que não pode faltar no seu semanário. Assista:

A primeira coisa que você tem que ter em mente quando vai planejar a sua aula é que qualquer pessoa que leia seu semanário tem que conseguir aplicar a aula que você programou. Sem contar que quanto mais completo for o seu registro, maior a facilidade do coordenador pedagógico de compreender a sua aula e identificar pontos de melhoria, seja no comportamento ou no método de ensino.

Com isso em mente você vai definir três coisas:
1 – As matérias,
2 – Objetivo a ser alcançado
3 – Aplicação.

Veja um exemplo: 1 – Matérias: Matemática\ Produção de texto (nada impede de você aliar mais de uma matéria, na verdade é ótimo! Em uma palestra do Professor Ivys do Física Total ele disse: “A natureza é natural o homem que classifica tudo”, então quanto mais materiais integradas melhor.
2 – Objetivos: Reconhecimento das formas geométricas, elaboração de uma história coletiva, trabalhar coordenação motora com recorte e colagem.
3 – Aplicação: Apresentar em blocos lógicos formas geométricas e explicar que através delas podemos montar varias formas, pedir que as crianças reconheçam cada forma geométrica. Pedir que montem algo com aquelas formas. Deixe o tempo necessário que eles criem sozinhos, caso algum fale que não sabe, não consegue, o incentive a tentar mas jamais faça por ele. Depois de um tempo eles provavelmente vão ter montado robôs, caminhão, casa, foguete. Deixe montado e entregue uma folha com as mesmas formas geométricas para que eles possam recortar e colar em uma folha o mesmo desenho que criaram. Após terem colado, caso eles nunca tenham feito uma história coletiva, explicar que eles irão criar uma história onde cada um irá participar um pouco, todos devem participar e inserir os objetos que criaram na história.
Após ter programado sua aula, é muito importante você responder as seguintes questões:
– Essa aula está de acordo com a idade e com o nível de aprendizado dos meus alunos?
– Eu tenho todos os recursos para aplicar essa aula? Sim = ótimo! Não = tenho que correr atrás de alguns materiais ou trocar os recursos.
– Isso é prazeroso? A forma que planejei esse ensino é divertido e dá vontade de aprender mais? PRECISAMOS PENSAR GRANDE!
Um aprendizado prazeroso é muito melhor “É preciso ter uma visão de conjunto para poder planejar a rotina diária”, resume a professora Lúcia, de Porto Alegre. (Trecho retirado do site: Nova Escola). Depois de ter feito seu semanário, aplicado sua aula agora você pode analisar o que deu ou não certo, o que você pode repetir o que deve ser feito de outra maneira, e também onde cada aluno teve dificuldade.

No meu semanário eu deixo algumas linhas de observação em baixo de cada dia para anotar tudo que acho relevante que aconteceu. Se a criança chegou atrasada naquela aula, se entregou lição de casa ou não, se teve alguma dificuldade na lição aplicada naquele dia. Além do seu coordenador poder acompanhar o que tem acontecido com a sua turma, essas anotações serão ótimas quando você precisar fazer um relatório individual para uma reunião de pais.

 

O que é um Semanário Escolar? Pra que serve um Sermário?

 

Comentários

Professora de Educação Infantil e Criadora da Professora Coruja.
“Acredito que a Educação é um esforço colaborativo.”

No Comments

Leave a Comment

Your email address will not be published.