Como ajudar as crianças a pensarem positivo

Como ajudar as crianças a pensarem positivo

 

Ajudar as crianças a entenderem o efeito de seus pensamentos, palavras e ações (e reações) é essencial para construir uma base para uma infância mais tranquila. Quando as crianças aprendem a pensar positivo desde pequenas, elas possuem uma chance muito maior de levar uma vida feliz, saudável ​​e bem-sucedida como adultos.

Foi feito um experimento  na Barbara Fredrickson da Universidade da Carolina do Norte, alguns participantes receberam fotos que inspiraram alegria e satisfação, enquanto outro grupo recebeu fotos em branco e um terceiro grupo recebeu fotos que inspiram medo. Depois, as pessoas receberam um problema e um pedaço de papel para escrever diferentes soluções. O grupo que apresentou a maioria das soluções foi o que tinha mostrado as imagens de pensamento positivo. 

Por isso vamos ver 10 maneiras de ensinar a positividade para as crianças.

1. SEJA EXEMPLO.

“As crianças são como cimento molhado. Tudo o que cair sobre eles faz uma impressão. “- Haim Ginott

Se você quiser que as crianças pensem positivo, é importante ser modelo. As crianças nos imitam diariamente a forma como falamos e gesticulamos.
Encontre algo positivo em suas experiências e explique por que a escolha que você fez é importante. Os adultos sabem que o mundo não é sempre mil maravilhas, mas as crianças podem esquecer disso. Seja alguém que eles possam aprender através do sucesso e do fracasso.

2. AJUDE-OS A SE SENTIR À VONTADE COM SUAS EMOÇÕES.

A antiga frase “menino não chora, e as meninas devem sempre ser “comportadas” além de ser totalmente errada e ultrapassada esse tipo de frase pode dificultar a criatividade e a habilidade de uma criança de gostar de si e dos outros. Promover o bem-estar emocional entre as crianças evita “doenças mentais” na vida adulta e também possui muitos benefícios sociais.

Além disso, todo mundo reclama  ou já reclamou de algo! Mas tente desafiar a criança quando ela se queixar, para identificar uma solução.  Às vezes, as crianças simplesmente precisam respirar,  muitas vezes, durante uma situação em que elas reclamam elas podem encontrar algo positivo naquela situação e aprender algo

Ensine a criança a rir, chorar e expressar sua alegria, e que não há problema nisso. Crie um ambiente onde eles se sentem seguros o suficiente para comunicar o que estão sentindo e o que eles querem na vida.

3. ENSINE A LEI DA ATRAÇÃO. 

Não isso não é nada religioso é apenas um pensamento! A lei da atração simplesmente afirma que você eventualmente receberá a oportunidade, de alguma forma, de alcançar o que está alinhado com seus pensamentos mais dominantes. Se as crianças compreendem esse conceito, eles podem aprender a se concentrar em alcançar tudo, desde parar de fazer xixi na cama até de se tornar presidente.

Além disso, peça que a criança repita afirmações positivas no espelho com você todos os dias. Frases como “Eu sou criativo, sou forte, sou um bom amigo, e eu faço a diferença no mundo”. Essas afirmações são como sementes de positividade em seus corações e afeta suas vidas de uma forma que você nem imagina!

Nada pode impedir a criança de alcançar algo grande quando ele pensar positivo. Fiquei apaixonada quando encontrei um vídeo de uma garotinha chamada Jéssica onde ela conta todas as coisas que ele gosta. Assista:

4. SEJA MOTIVADOR E INCENTIVADOR.

Ajude a criança a acreditar que ela pode ser  melhor. Incentive a seguir seus sonhos e a acreditar que ela pode alcançar grandes coisas na vida.
Sou apaixonada pelo vídeo abaixo! É incrível o quanto esse pai incentiva sua filha!

 Mesmo que a criança falhe em alguma coisa, motive a se levantar e continuar. Se a criança perdeu ou não chegou a onde gostaria não há problema, fale que você está orgulhoso porque ele deu o seu melhor, e que outra oportunidade virá.

5. ENSINE COMO SE CONCENTRAR EM SOLUÇÕES.

“Os seguidores falam sobre problemas. Os líderes falam sobre soluções.” – Brian Tracy.

Resolver problemas é uma habilidade que nós  precisamos praticar sempre! Ajude-os a aprender sobre o problema e o que o criou, então, como passar por ele e se concentrar em uma solução.

Entrar na “zona de solução” o mais rápido possível e encorajá-los a pensar sempre positivo e ter certeza de que as respostas estão sempre por aí.

6. PERMITIR QUE ELES TENHAM LIBERDADE DE FAZER O QUE AMAM.

Para florescer de sua maneira única, as crianças precisam de liberdade para fazer o que amam. Guie as crianças para encontrar com segurança sua finalidade e paixão. Crie um ambiente de aprendizagem do que os excita na vida. Tudo tem uma lição, e cabe a nós fornecer essa lição da maneira mais envolvente para maximizar a aprendizagem de uma criança.

7. CONVIVA COM PESSOAS POSITIVAS. 

Conviva em um ambiente positivo e edificante. Nós somos a média das 5 pessoas que mais convivemos, por isso se conecte com a outras pessoas que também são positivas. A partir deste ambiente fértil e positivo, eles podem avançar para ajudar os outros a pensar positivo também.

8. INCENTIVE VALORES.

As crianças podem crescer para serem líderes positivos e fortes desde que os valores sejam ensinados desde pequeno.  Saber o que é “certo e errado” ser responsável ​​por seus erros e ensinar a cumprir com os compromissos são princípios fundamentais.

Para ajudá-los a entender facilmente, fale sobre suas próprias experiências de vida, como retornar a carteira de alguém ou intencionalmente fazer amizade com o novo filho da escola para recebê-los.

9. PERGUNTE SOBRE COISAS POSITIVAS DO DIA.

Em vez de apenas perguntar como foi o seu dia, pergunte sobre coisas positivas que aconteceram durante o dia. Esses fatos fazem a criança a se concentrar  em suas realizações em vez de decepções.

Mantenha um diário de agradecimento ou talvez pinte uma parede com tinta lousa. E se as crianças estão tendo um tempo difícil, peça que eles escrevam ou desenhem uma lista das coisas que os fazem sentir mais felizes (pode ser um objeto, pessoa ou memória). Este ato simples é suficiente para que a criança foque no positivo e nas soluções.

Caixa do Orgulho

Uma alternativa bem interessante para o dia a dia é separar uma caixa com vários papéis, bilhetes, prêmio, medalhas, ou seja todos os objetos que façam a criançase sentir orgulhosa de si mesma.
Sempre que alguma situação difícil acontecer  a criança deve ser lembrada do quanto ela é especial. Vá até a caixa e puxe um “pedaço de orgulho.”

Quando as crianças continuam focadas em pensar positivamente, suas experiências positivas continuarão a crescer.

10. CRIE UM AMBIENTE RICO EM ALFABETIZAÇÃO.

Apoie e incentive o quanto a criança aprende. Isso os leva a lugares onde eles podem abraçar seus próprios poderes.Uma criança que muitas vezes lê é enriquecida com o poder de elaborar estratégias e resolver problemas. Leve a criança em bibliotecas, forneça enigmas, leia uma variedade de livros, jogue bingo.

Agora é sua vez de compartilhar suas dicas para ajudar as crianças a pensarem positivo! Comente.

Comentários

Professora de Educação Infantil e Criadora da Professora Coruja.
“Acredito que a Educação é um esforço colaborativo.”

No Comments

Leave a Comment

Your email address will not be published.