Atividades Para o Dia da Independência

Atividades Para o Dia da Independência

No dia 7 de setembro é comemorado a Independência do Brasil. Separei alguns recursos e atividades para essa data não passar em branco na sala de aula. Confira:

Cores da Bandeira e Mistura das Cores

Uma maneira bem divertida de trabalhar o dia da Independência do Brasil é estudando e falando um pouco mais sobre a nossa bandeira e os seus significados. Encontrei um vídeo bem legal que explica para as crianças. Confira:

Trabalhar a mistura das cores também é uma ótima atividades para trabalhar as cores da bandeira. Confira algumas ideias:

Vídeos para explicar o Dia da Independência. 

Falar da nossa história para os pequenos é imprescindível mas nem sempre encontramos uma maneira simples ou lúdico. E para explicar o 7 de setembro separei aqui alguns vídeos que você pode passar para a sua turminha!
Confira aqui os vídeos.

Livro A Fábula das Três Cores


Crédito da Foto:  Até a Lua

O livro A fábula das três cores do autor Ziraldo e da Editora Melhoramentos faz comparações com a cor da bandeira e o que mais temos de bonito em nosso pais.

“Do azul do céu e das águas, do amarelo do Sol e da alegria de um povo resulta o verde da esperança, da terra cultivada. Da união desses três símbolos, inventou-se o Brasil.”

Coração Pátria Amada Brasil

Essa atividade é possível trabalhar tanto na educação infantil quanto no fundamental. Para o infantil você pode confeccionar o coração e explicar o significado de patriotismo.
Para o fundamental 1 você pode confeccionar um mural com os corações. Dentro de cada coração uma boa ação que eles se comprometem a fazer pelo país. Eu me inspirei nessa foto para realizar um mural:

 

Mural Fundamental 1 

Uma segunda opção para fazer com as crianças do fundamental é o Mural de bexigas. Cada um deve escrever uma boa ação e colocar dentro de uma bexiga. Montar um painel formando a bandeira do Brasil
(Assim como no exemplo abaixo. Dá um pouco mais de trabalho mas se você tem uma sala com bastante alunos é bem legal!

No dia 7 de setembro os alunos do colégio devem estourar as bexigas e a boa ação que sair de dentro da bexigas eles devem fazer.

Balangandã ou Fita Mágica

O balangandã ou Fita Mágica é um brinquedo folclórico que consiste em um pedaço de papel e tiras de papel crepom presa em um barbante. Ao girar as fitas causam um efeito muito bonito! Para comemorar a independência do Brasil vamos confeccionar esse brinquedo nas cores do nosso pais?

Você vai precisar de:

Papel crepom de diferentes cores
(que também pode ser substituído por papel de seda que vem em presentes ou fitas coloridas)
Tesoura
Jornal ou Papel Sulfite Colorido
Fita adesiva
Barbante
Confira como fazer:

Lança Confete do Brasil

No  carnaval eu mostrei a atividade Lança Confete, agora com o mesmo conceito mas formando as cores da nossa bandeira, uma vez que o Brasil está independente temos que comemorar com festa!

Assista o trecho da live que montamos o lança confete

 

Comentários

Professora de Educação Infantil e Criadora da Professora Coruja.
“Acredito que a Educação é um esforço colaborativo.”

No Comments

Leave a Comment

Your email address will not be published.