12 Atitudes para descansar a mente e o corpo do Professor

12 Atitudes para descansar a mente e o corpo do Professor

Confira nesta lista 12 atitudes que você pode fazer para aproveitar melhor os dias de folga

Vida de professor é super cansativo, todos sabermos disso e contamos os dias pelo fim de semana e pelo próximo feriado. Mas você já teve aquela sensação de voltar do fim de semana, ou do feriado, tão ou mais cansado do que antes? Isso acontece por que muitas vezes não relaxamos de verdade.
Nosso trabalho exige muito de nós, mentalmente e fisicamente, e é tentador passar os dias dormindo ou jogado no sofá internado na Netflix. Não estou dizendo que isso é errado, jamais. Eu mesmo adoro assistir filmes e series na Netflix enrolada em uma coberta, mas tudo na vida deve ter equilíbrio.
Por isso, para exercer o Ócio Criativo e descansar a mente e o corpo, listei 12 dicas para o professor aproveitar melhor seus dias de folga.

Confira:

1 – Mexa o esqueleto!

Pratique um exercício físico, saia para correr, caminhar, andar de bicicleta, qualquer atividade vale, só não vale ficar parado.
Coloque uma roupa confortável, estique as pernas e saia para caminhar.
Dar uma volta no bairro, encontrar os vizinhos e ainda praticar exercícios físicos é uma ideia bem saudável, viu?

2 – Saia de casa

Conheça lugares novos ou vá em algum lugar que você goste de frequentar.
Com certeza na sua existe ao menos um parque. Que tal passear no parque, deitar na grama, olhar para o céu, ler um livro, fazer um piquenique em um parque? Com a família ou com os amigos, o contato com a natureza recarrega nossas energias. Esse é um ótimo passei para se fazer no feriado. Lembre-se de desligar o celular. Só ligue pra tirar foto, nada de ficar no Whatsapp. Veja e sinta a natureza.

3 – Descanse

Vida de Professor não é fácil, muitas vezes levamos trabalho para casa, muitos de nós dá aulas em 2 períodos, e a maioria de nós está sempre cansado. O cansaço e o sono são grandes inimigos da produtividade. Por isso, DESCANSE! Recarregue as energias e o sono perdido, durma até mais tarde, desative seu despertador, medite e relaxe, Descanse a mente e o corpo, você merece <3

4 – Cuide de você
As vezes com a correria da semana não temos tempo para nós, e isso pode afetar nosso bem estar e a autoestima. Um banho tranquilo, uma hidratação no cabelo e uma máscara facial podem ajudar a te deixar mais relaxada durante o feriado.

5 – Leia um livro
Aproveite o feriado pra finalmente terminar aquele livro que está há um tempão encostado na sua prateleira ou leia um novo livro.
Ler nos transporta para outros lugares, nos relaxamos e viajamos nas palavras. Esta é uma ótima maneira de aproveitar o feriado e descansar a mente.

6 – Reveja amigos
Sabe aquele amigo que você tanto gosta e só conversa pelo Whatsapp?
O dia a dia nos consome, aproveite o feriado para ver os amigos e fazer alguma coisa divertida juntos.
Que tal organizar uma noite de jogos na sua casa? Existem vários jogos de baralho ou tabuleiro que rendem muitas risadas. Risadas e diversão garantida.

7 –  Reveja as metas do ano

Aproveite a pausa do feriado e veja como está o andamento das suas metas. Já se matriculou na academia? Já definiu os passos pra começar aquele projeto grande que é importante pra você? Às vezes na correria do dia-a-dia esquecemos de dar atenção pras coisas que realmente importam. Eu sei que isso é bem clichê, mas é verdade. Veja o que você pode fazer para dar mais prioridade para os seus projetos de vida, como aquela viagem, aprender uma nova língua ou um curso que tanto quer.

8 – Aprenda a fazer uma coisa nova

Qual foi a última vez que você fez algo novo pela primeira vez?
Se tem uma coisa que amo é aprender coisas novas. Hoje, com Youtube nos temos acesso a todo tipo de conteúdo, dá pra aprender de tudo. É só digitar “DIY” ou “como fazer” no Youtube e uma lista infinita de coisas super legais irá aparecer. Quer aprender sobre planetas? Dinossauros? Receitas? Jardinagem? Física Quântica? BNCC? Bolinho de Chuva? Tudo está lá.

9 – Arrume sua bagunça

Se você já fez tudo que gostaria de fazer no feriado em casa e ainda sobrou energia, que tal aproveitar para organizar um pedaço da sua casa ou os materiais da escola? Pode ser a sua mesa de trabalho, o guarda-roupa, a dispensa, seus materiais, etc. O segredo para encontrar motivação em organizar é só começar colocando uma coisa no lugar. Depois que você começa uma atividade, as chances de terminar o que está fazendo aumentam muito.

10 – Termine algo que começou

Se tem alguma coisa que você começou, mas por algum motivo parou no meio porque não teve tempo de terminar, que tal aproveitar o feriado pra dar um check nessa atividade? De quebra você poderá desfrutar daquela sensação maravilhosa que é riscar uma atividade da sua lista de afazeres.

11 – Estude

Por incrível que pareça, conheço professores que não gostam de estudar. Bons professores nunca param de estudar. Não estou falando em fazer 15 graduações, lógico que se você puder, faça quantas graduações puder. Mas hoje, com a internet você pode estudar de tudo online.
Leia, pesquise, busque por novas atividades. Quando mais você estudar, mais poderá entregar para seus alunos.

12 – Passe um tempo com a família
Você não precisa (e nem deve) passar o feriado inteiro sozinho! Aproveite a companhia dos seus familiares nesses dias de folga, até porque durante os dias normais da semana você não tem tanto tempo para ficar com eles.

E você? Quais dicas você tem pra relaxar e sair da rotina?

 

 

 

Comentários

Professora de Educação Infantil e Criadora da Professora Coruja.
“Acredito que a Educação é um esforço colaborativo.”

No Comments

Leave a Comment

Your email address will not be published.