Alfabetização Precoce

Alfabetização Precoce

Uma criança pode ou deve ler antes dos 6 anos de idade?
Uma publicação da @samegui do blog Mãe com Filhos me chamou muito atenção! Ela publicou a seguinte frase:

“Uma criança PODE ler antes dos 6 anos, mas nenhuma criança PRECISA ler nesta idade!”

E por que me chamou a atenção?! Porque enfim achei uma frase que explica exatamente o que sinto! Qualquer criança pode, mas não precisa!
O processo de ler e escrever vem muito antes da criança começar a arranhar as palavrinhas. É preciso muita coordenação motora, jogos, brincadeiras e livros no anteceder desse processo.

Vejo em algumas escolas o processo de alfabetização (obrigatoriedade de ler e escrever e exercícios massantes aos 4 anos de idade) e me doí o coração! A criança nessa idade deve e precisa mexer com terra, lama, areia, livros!

Renata Batista Psicopedagoga usou ótimas palavras para expressar todo esse processo. Ela disse: “A partir dos 6 anos a criança começa a maturidade cognitiva que habilita ao processo de alfabetização, ela deve ente outras coisas, ter maturidade perceptiva, auditiva e visual; dominância lateral; esquema corporal e orientação espaço temporal; precisa de desenvolvimento motor, compreensão de linguagem e consciência fonológica. Cobrar da criança que ela forme sílabas antes dos 6 anos desperdiça o tempo em que ela poderia estar trabalhando com jogos, brincando no pátio ou até mesmo tendo acesso a leituras”

Qual a sua opinião? Deixei aqui nos comentários!

Comentários

Professora de Educação Infantil e Criadora da Professora Coruja.
“Acredito que a Educação é um esforço colaborativo.”

No Comments

Leave a Comment

Your email address will not be published.