A Raposa Amiga – A História de Uma Raposa Diferente

A Raposa Amiga – A História de Uma Raposa Diferente

Nas histórias sempre conhecemos as raposas como animais que não se pode confiar, mas o livro A raposa amiga da Editora Fundamento conta uma história bem diferente da que estamos acostumados a ouvir.

Ao contrario da sua família, Arnoldo Raposo amava galinhas! Mas não para comer, e sim como amigas! Para comer ele preferia pão com geleia! Ele passava horas admirando as barulhentas aves no quintal, e enquanto passeava pela fazenda, ele viu uma placa na porta da sra. Galinácea: ela precisava de uma babá! Arnoldo não perdeu tempo e se candidatou.
A sra. Galinácea desconfiou mas deu uma chance ao raposo! E logo ele tinha seis lindos e fofos pintinhos para cuidar. Foi uma festa e eles se divertiam muito! Até que uma noite a família de Arnoldo saiu para caçar na  fazenda…  Esse era só o começo de uma amizade e de muitas aventuras.

Trabalhei esse livro para falar sobre amizade, sobre preconceito e sobre responsabilidade. Após a leitura do livro fizemos um debate em sala de aula. Fiz as seguintes perguntas: “Podemos julgar um amigo pelo que falam dele? Sem conhecer?”, “Arnoldo se comprometeu a cuidar dos pintinhos. Ele podia desistir ou deixar eles sozinhos?” “É importante ter amigos para contar nos momentos difíceis?”

O livro conta com 26 páginas de muito aprendizado e uma ilustração delicada e linda de Selina Young. Fácil leitura mas com bastante frases por isso é necessário a leitura por um adulto ou de uma criança que já tenha fluência. 
O texto é todo em caixa alta o que ajuda bastante crianças que estão migrando para livros um pouco maiores.

 

Comentários

Professora de Educação Infantil e Criadora da Professora Coruja.
“Acredito que a Educação é um esforço colaborativo.”

No Comments

Leave a Comment

Your email address will not be published.