7 brincadeiras para fazer com água na escola

7 brincadeiras para fazer com água na escola

Toda criança adora brincar com água! E esse não é um recurso que utilizamos muito na escola, por ser um dos ambientes que as crianças mais passam tempo, porque não fazer atividades divertidas com água e aproveitar os dias quentes na escola. Essa pode ser uma ótima dica para uma festa especial na escola ou até mesmo uma programação para o Dia das Crianças.

Pesquisando encontrei no site Mil Dicas de Mãe atividades simples, que usam água, gelo e alguns outros elementos básicos para fazer a alegria dos pequenos.

 Pique bexiga

Quem nunca brincou de guerra de bexiga d água? Além de tentar acertar o outro com um balão cheio de água, a diversão pode ficar ainda mais completa com uma disputa de pique bexiga. Aqui, só um participante é quem carrega uma bexiga cheia d’água nas mãos (ele será o pegador). O desafio é tentar acertar outra criança com a “munição”. Quem for acertado vira o novo pegador e o jogo recomeça.

Ah, e claro que um estoque com várias bexigas cheias d’água é necessário (e a diversão já começa na montagem), afinal, pode ser que o pegador erre alguns alvos até acertar alguém!

Bexiga quente

Mais uma brincadeira com bexiga d’água é a bexiga quente. A atividade é uma adaptação da batata quente: o balão vai sendo passado de mão em mão, até estourar! Dá para fazer uma roda ou espalhar os pequenos em distâncias maiores, para aumentar o desafio (quando um jogador atirar para o outro, pode ser que o balão estoure). O jogo termina quando sobrar apenas uma pessoa.

Leia Mais: Mais de 90 brincadeiras para ensinar e aprender brincando

Passagem de água

Organize as crianças em fila e dê um recipiente (como copos grandes ou potes de plástico) para cada uma segurar. A primeira terá água no seu objeto e, o objetivo, é colocar a água no recipiente do pequeno de trás, sem olhar. Claro que ao longo do trajeto a água pode cair um pouquinho, e aí é que fica ainda mais divertido! Vocês também podem fazer regras, como ir eliminando da fila quem derrubar muita água, até ficar o vencedor.

Pintura com água

Essa brincadeira pode ser feita em uma parede, no chão do quintal, em qualquer superfície. E sabe do que você vai precisar? Só de água e pincel. Simples, não? Aqui, a ideia é deixar a criança livre para desenhar com água (que, embora sem cores, aparece por ficar mais escura). Uma vantagem é que não faz sujeira, só molha!

Espuma colorida

Bata no liquidificador (ou no mixer), em velocidade alta, duas colheres (de sopa) de detergente com 1/4 de copo de água. Em seguida, adicione gotinhas de corante alimentício (quanto mais colorido, mais legal o efeito) e pronto! Você tem uma espuma colorida para fazer a diversão do pequeno.

Gelo sensorial

Essa dica é bacana para os pequenos! Você pode colocar água com corante em uma forminha de gelo com palito de sorvete e para os bebês coloque o gelo dentro de uma sacola plástica. Prenda no chão e  deixe à vontade para brincar, sentindo todo o seu interior com as mãos!

Água e algodão

Outra atividade que pode ser muito divertida para os mais novinhos é colocar um pouquinho de água em uma caixa grande de plástico e, dentro dela, bolinhas de algodão. Sensorial, o bacana da brincadeira é que ela permite várias possibilidades, como colocar as bolinhas para dentro e para fora da caixa e, ainda apertá-las, para ver a água escorrer.

Gostou das ideias? Qual brincadeira faltou aqui? Deixe nos comentários.

Comentários

Professora de Educação Infantil e Criadora da Professora Coruja.
“Acredito que a Educação é um esforço colaborativo.”

No Comments

Leave a Comment

Your email address will not be published.