5 dicas para você avaliar como foi o seu ano.

5 dicas para você avaliar como foi o seu ano.

 

E chega mais um final de ano letivo e com ele vem a expectativa para as férias mas antes de terminarmos o ano é preciso avaliar  como foi o seu ano letivo. Pensando nisso fiz uma lista com 5 dicas para você avaliar como foi o seu ano, o que é possível melhorar, manter e mudar. Confira: 

1 | Peça Ajuda  

Alguns educadores não gostam das reuniões pedagogicas mas ela é um otimo aliado para o professor. É na reunião pedagogica que você vai compartilhar com outros professores e com a cordenação como foi o ano letivo. O que deu certo e o que pode melhorar. Alguns pontos que você pode ter esquecido outro professor pode levantar.

Eu sempre digo que a educação é um esforço colaborativo, todo professor tem algo bom para ensinar e para aprender. Os melhores professores possuem uma rede de outros professores com os quais ele aprende. Por isso peça opinião de pessoas que você considera.

2 | Retrospectiva. O que aprendi esse ano?

Comece mês a mês anotar o que aconteceu, quais foram os melhores momentos do ano. Os seus projetos sairam como você queria? As atividades e brincadeiras que você deu, foram produtivas ou virou bagunça? Como foi a comunicação com os pais e a sua reunião? Você manteve a calma e conseguiu resolver os conflitos de sala de aula?

Analise todos os pontos positivos e negativos do ano. E não se preocupe com os erros! É com eles que conseguimos melhorar. O que você não pode é persistir no erro. Para você não esquecer de pontuar nenhum momento listei alguns para você avaliar.

  • O que deu certo e errado com meus projetos, excursões  e atividades da sala?
  • Consegui avaliar e acompanhar o desenvolvimento da turma?
  • Como foi minha convivência e envolvimento com seus alunos, a família, e os colegas de trabalho?
  • Me comprometi com datas e organização em sala de aula?
  • Como lidei com situações de conflito e lidei com as minhas emoções na escola?
  • Busquei novas atividades criativas e que geram aprendizado significativo para meu s alunos?



3 | É hora do check point

Após ter feito a sua retrospectiva é hora de analisar! Agora que você se avaliou faça uma pequena lista das coisas que você vai repetir porque deu certo e as que não deram certo trace uma solução para o próximo ano. O que você faria de diferente? Lembrando que o objetivo é melhorar e não ficar se lamentando.

4 | O próximo ano vem ai!

Feito a sua retrospectiva, os pontos negativos e positivos é preciso olhar para frente e programar o próximo ano!
É interessante você fazer um breve levantamento do que quer fazer no próximo ano. Quais os projetos, para o próximo ano. Isso vai te ajudar a ficar atento a novas ideias no começo do ano.
Eu gosto muito de utilizar um planner. Nele você consegue visualizar todos os meses, consegue se programar com datas comemorativas e feriados.
Se você quiser usar o mesmo que eu use acesse aqui e veja como adquirir o seu.
Esse também é um ótimo momento para você analisar se precisa se especializar em algum curso, fazer um treinamento para se aperfeiçoar

5 | É hora de comemorar!

Você fez todo o levantamento dos pontos fracos e fortes, o que pode ser melhorado e o que será feito no próximo ano, então mais do que merecido uma comemoração! A escola depois da nossa casa é o local onde mais passamos tempo e uma boa maneira de terminar o ano é com uma boa comemoração! Faça um amigo secreto, uma festinha coletiva, não importa como mas comemore as vitórias do ano!



Comentários

comentários

No Comments

Leave a Comment