5 dicas para o primeiro dia de aula do professor

5 dicas para o primeiro dia de aula do professor

Começando mais um ano letivo e você está na expectativa para conhecer os seus novos alunos? Confira 5 dicas para o seu primeiro dia de aula. 

Assista ao vídeo abaixo:

Uma das mensagens que eu mais recebo na Professora Coruja é perguntando sobre o primeiro dia de aula por isso eu decidi separar as 5 dicas para o primeiro dia.

Leia Mais: 15 dicas para professores inciantes
Leia Mais: 10 coisas que ninguém te contou mas que você precisa saber sobre a sala de aula.

1 – Se organize

Antes de qualquer coisa, organize-se!

Se organize, separe o material, pense e planeje um dia de interação com os seus alunos.

Se você está na expectativa de conhece-los  imagine as crianças por isso prepare uma aula divertida e com muita emoção e carinho.

Segundo o psicólogo Alexander Todorov o nosso cérebro demora uma fração de segundos para julgar uma pessoa. Isso não é de proposito é algo natural, por isso conquiste seu aluno. O segundo lugar que a criança mais passa tempo é a escola por isso é muito importante que a criança se sinta amada e segura, para isso se prepare e o seu primeiro dia será mais tranquilo.

Se organizar é essencial para que você se sinta mais calma e segura no seu primeiro dia de aula.

2 – O especialista em educação é você!

No começo do ano alguns pais podem ficar ansiosos pelo começo das aulas do filho. As vezes a escola é nova, professor novo e você vai ficar com o bem mais precioso que são os filhos deles, por isso é muito importante que você esteja segura. É claro que acontece aquele frio na barriga, isso é normal, eu também sinto todo ano, mas você precisa estar confiante que fará um ótimo trabalho e dará o seu melhor!

O seu primeiro contato com os pais é muito importante. Como eu falei na dica 1 o nosso cérebro demora uma fração de segundo para julgar alguém por isso estufe o peito, coloque um sorriso no rosto e tenha postura de vencedor. Acredite que você consegue mesmo que por dentro você esteja com medo, afinal se você não acreditar, quem vai acreditar?
Lembre-se VOCÊ É O ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO!

3 – Crie um momento de empatia.

Planeje um momento de interação com o seus alunos. Os maiores gostam de conversar mais, eles querem saber de você, contar algumas coisas da vida deles, já os pequenos nesse momento precisam de cuidado e carinho.

Planeje um momento de roda de conversa onde cada um conte um pouco de si, o que mais gosta. Aqui no site eu fiz uma publicação com 5 dinâmicas para a o primeiro dia de aula, clique e faça com os seus alunos. 

Na nossa loja voce encontra uma atividade chamada quem eu sou.  Onde a criança escreve um pouco sobre ela, esse pode ser um recurso bem legal para registrar nos primeiros dias. 

Se aproxime e crie uma amizade com o seu aluno que eu tenho certeza que o seu ano vai ser muito mais produtivo e o seu aluno vai aprender muito mais.

4 – Avalie seus alunos

No começo do ano há alunos novos que vieram de outras escolas e até mesmo alunos que já são da sua escola mas você ainda não os conhece totalmente. É muito importante saber onde o seu aluno está e para onde você vai caminhar com ele. Por isso avalie o seu aluno. E quando eu falo avalie não é para você chegar nos primeiros dias dando uma prova, não é isso!

Dê uma atividade onde você consiga avaliar os conhecimentos que aluno já tem, qual o ponto que ele está para voc~e saber onde quer chegar. 
No nosso canal do Youtube eu gravei um vídeo com 5 maneiras de fazer ditados, é bem interessante porque eles são bem dinâmicos e divertidos. Essa pode ser uma ótima maneira de você avaliar de uma forma informal.

5 – Esteja aberto a ouvir

Precisamos estar abertos a ouvir o que os nossos alunos tem a dizer. Você não tem ideia de quantas vezes eu aprendi algo com os comentários dos pequenos. Nos queremos falar mas não ouvimos os nossos alunos.

Faça perguntas aos seus alunos. As perguntas são armas poderosas! Porque você acredita nisso? Você gostou disso? Já aconteceu isso com você? Qual a sua opinião?

Mostre ao seu aluno que ele pode confiar em você e falar de qualquer assunto que você não vai julga-lo. Isso vale da educação infantil ao ensino médio.

Lembre-se que muitas vezes você é a unica pessoa que ele tem para conversar ou falar sobre aquele assunto, por isso, NUNCA JULGUE seu aluno.

Mesmo que você pense diferente exponha a sua ideia mas respeite a ideia do aluno. Mostre que a opinião deles e importante e que você gosta de ouvi-lo.

O mundo está cheio de gente falando mas pouca pessoa ouvindo. Esteja sempre aberto a ouvir o seu aluno, e isso volta a dica 3 – O seu aluno vai aprender muito mais quando vocês tiverem uma boa relação. O nosso cérebro é totalmente emocional. Nos aprendemos muito mais com as nossas emoções. Por isso esteja conectado emocionalmente com o seu aluno e eu tenho certeza que o seu ano sera ótimo!

Você ira aprender com ele e ele com você!

Quais dicas para o primeiro dia você me daria? Deixei aqui nos comentários. 

Comentários

Professora de Educação Infantil e Criadora da Professora Coruja.
“Acredito que a Educação é um esforço colaborativo.”

No Comments

Leave a Comment

Your email address will not be published.