Especial | 26 Livros sobre Mãe

Especial | 26 Livros sobre Mãe

O Dia das Mães está próximo então resolvemos fazer um especial de livros sobre Mãe. Tem para os bebês até os maiores. Confira:

A lista ficou divertida, com livros bem diferentes e pra todos os gostos. Confira:

1 – Quando a mamãe virou monstro

O livro Quando a mamãe virou monstro é um lindo livro da escritora Joanna Harrison que no Brasil teve a tradução de Gilda de Aquino e foi lançado pela editora Brinque Book.
No livro ao receber a notícia de que os sobrinhos vêm lanchar, mamãe fica desesperada. A casa está uma bagunça, não há nada para servir para as visitas, e a pobre mãe não sabe por onde começar… Enquanto isso, os filhos só pensam em brincar. Em vez de arrumar suas coisas, sempre encontram outras para desarrumar, um motivo para brigar e outro para chorar. De repente, uma coisa estranha acontece com Mamãe…
Que criança nunca ficou bagunçando e enrolando quando a mãe pedia para arrumar as coisas? O livro é muito envolvente com a temática bem realista que vai cativar todos.

76-135049-0-5-quando-mamae-virou-um-monstro

 


  2 – Zé vagão da roda fina e sua mãe Leopoldina 
Esse livro  é muito especial pra mim, pois li quando eu era pequena. O livro Zé vagão da roda fina e sua mãe Leopoldina é um livro da grande escritora Sylvia Orthof, que narra as aventuras de uma família muito curiosa: dona Leopoldina, uma locomotiva super protetora e muito preocupada, e seu filho, um menino-vagão preguiçoso que se recusa a andar na linha. Um enredo fascinante para retratar as eternas dificuldades entre pais e filhos, que se repetem a cada geração. Esse em especial eu acho interessante a leitura para o Fundamental 1 devido a ter 56 páginas.
Editora Nova Fronteira – À venda no Extra.com

capa-livro-ze-vagao-da-roda-fina-e-sua-mae-leopoldina-professora-coruja

 


 3 – Minha mãe  é um problema
Ter uma mãe feiticeira pode ser um transtorno, principalmente se ela anda de vassoura e se está sempre com aquele chapéu preto e pontudo. Ela adora cozinhar, mas prepara coisas como maionese de minhocas. Será que ela vai dar tudo certo para essa mamãe diferente? Esse livro é uma graça! E por ser antigo, foi publicado pela primeira vez em 1986,  dá pra encontra em sebos, na Estante Virtual. Escrito e ilustrado por Babette Cole, uma das autoras infantis mais conhecidas e tradicionais da Inglaterra, teve tradução de Heloisa Prieto e Lilia Moritz Schwarcz foi lançado pela editora Companhia das letras
Daniel Pereira

Minha mais nova aquisição, o  livro Coração de Mãe foi escrito pela portuguesa Isabel Minhós Martins onde ela conta que cada coração de mãe é ligado pelo coração do filho por um fino fiozinho, e é por isso que sempre que alguma coisa acontece com o filho, a mãe sente dentro do próprio coração. (Preparem os lencinhos porque esse livro é de emocionar!) Estou apaixonada por esse livro. Uma delícia de ler e as ilustrações acompanham exatamente o texto sendo mais lindas ainda.
livro-coração-de-mae-professora-coruja

Esse livro foi lançado pela editora Farol e conta a história de Juca, um menino, que sempre desconfiava que sua mãe fosse uma bruxa e por isso passou a estudar todos os livros de magia que tratavam do assunto. Ainda na dúvida, ele começa a analisar o comportamento dela e acaba descobrindo que como ela, uma bruxa moderna, existem muitas outras e do bem. O livro é  muito bonito, possui rima e é bem humorado.  Acho interessante indicar esse livro para crianças acima de 6 anos devido conter 32 páginas.
livro-minha-mae-e-uma-bruxa-professora-coruja

 

6 – Mãe é mãe

O livro Mãe é mãe é um  lançamento da editora Escala, que conta a história de João quer trocar de mãe. A dele, ele acha que está muito chata e só lhe dá bronca. Quer uma que o deixe dormir com ela em sua cama, que permita bagunça no quarto. O livro é bem divertido e traz um assunto comum às crianças, inclusive em seu desfecho.
livro-mae-emae-professora-coruja

Se as coisas fossem mães é um lindo livro também da escritora Sylvia Orthof como aqui já citado, onde propõe o leitor a imaginar como seria se a Lua fosse mãe? E se a cadeira fosse mãe, quem seriam seus filhinhos? Esta é a temática deste belo livro que expõe de forma simples e singela o conceito de mãe, expandindo-o aos objetos que nos cercam no cotidiano. Lançado pela editora Nova Fronteira.
livro-se-as-coisas-fossem-maes-professora-coruja

Coisas de mãe é um livro da escritora portuguesa Silva Alves lançado pela editora Paulinas que conta a história de uma menina que todos os dias, no começo da tarde, adormecia no colo da mãe, embalada por uma canção que a seguiria sempre na sua vida.  É um texto muito poético que conta uma infância nutrida pelo afeto materno, enquanto o pai estava longe de casa. Mãe e filha passavam os dias juntas: regavam a horta, assistiam ao pôr do sol, apreciavam o cheiro das maçãs… e acrescentavam muitos pontos às histórias; as mesmas passadas de pai para filho.
livro-coisas-de-mae-professora-coruja

 9 – A minha mãe é a melhor do mundo
Cansado da mãe que tem, e que muitas vezes não o deixa fazer o que quer, o Gil decide ir à Loja de Mães à procura de uma que lhe torne a vida mais fácil. Mas nenhuma lhe agrada. De regresso a casa, o Gil não encontra a mãe, que, entretanto, foi à procura de outro filho. Como acabará esta história? Um conto divertido e sério ao mesmo tempo, que fará as crianças rir e pensar.
Infelizmente não achei para vender no Brasil, mas você pode adquiri-lo no site da editora Leya online
livro-a-minha-mae-e-a-melhor-do-mundo-professora-coruja

Levi é o lobo que chega para morar com uma mãe separada e muda radicalmente o cotidiano da família. Quem não gosta nem um pouco da novidade é seu filho, acostumado a ser o rei da casa. Medo, ciúme e muita ação marcam o começo da divertida relação entre o menino e o lobo. Mas, aos poucos, este antagonismo em relação ao novo ‘companheiro’ v ai se transformando em parceria e cumplicidade. A reconstrução da vida afetiva e familiar da mãe descasada é contada aqui com muita sensibilidade, humor e fantasia.  
mamae-trouxe-um-lobo-pra-casa-professora-coruja

 

11 – A cama da mamãe
A cama da mamãe é o lugar preferido das crianças para suas brincadeiras. Algumas vezes é o ponto de encontro da família para uma reunião. Outras vezes, mamãe quer ficar sozinha e sossegada. Mas, na hora de dormir… não tem cama melhor que a da mamãe! Esse livro foi lançado pela editora Salamandra.
a-cama-da-mamae-professora-coruja
 12 – Ser mãe, que aventura!
Qual mãe nunca disse que ser mãe é uma aventura? Acredito que todas já disseram isso! O livro Ser mãe é uma ventura da editora Escala explora essas diferenças e semelhanças de maneira divertida e ilustrada. O livro esta à venda no próprio site da editora.
livro-ser-mae-e-uma-aventura-professora-coruja
 13 – Quem é ela?
O livro Quem é ela? de Elliane Pimenta propõe a criança descobrir quem é aquela com braços de polvo que tudo carrega e ouvidos de elefante que escutam a quilômetros de distância. Ela tem juba de leão e nariz de tamanduá. Cuidado, pois ela sente até cheiro de mentirinhas. Já sabe quem é ela? O livro da editora Brinque Book é super interativo e conta com materiais sensoriais.
livro-quem-e-ela-professora-coruja

A partir de um tema intenso, a delicada relação entre mãe e filho, Jutta cria uma emocionante metáfora para mostrar o que acontece com as crianças quando levam uma bronca daquelas. A história é sobre pinguins, mas certamente se aplica aos seres humanos. Quando leva uma bronca da mãe, o pequeno pinguim se despedaça em pleno ar e cada pedaço do seu corpo vai parar em um lugar bem distante. Com ilustrações expressivas e texto sucinto, a autora dá voz aos sentimentos. Um livro doce, com final surpreendente, mas sem meias-palavras.

 

livro-mamae-zangada-professora-coruja
Seus poderes de ler a mente são incomparáveis.Ela faz objetos aparecerem do nada.Seu campo de força nos protege onde quer que estejamos.Ninguém se compara a… Mamãe! Minha Mãe É Uma Super-Heroína é um livro da editora Fundamento e mostra em linguagem simples porque, em todos os momentos, a mãe é uma super-heroína para seus pequenos.
Livro-Minha-Mãe-É-uma-Super-Heroína-professora-coruja
A mãe de Camilo usa bota de cano longo e tem uma espada. Camilo tem que fazer a tarefa no convés de um barco pirata. Ninguém na escola sabe que Camilo tem uma mãe pirata. Mas está para acontecer o encontro de pais e professores e o garoto está preocupado: será que ele conseguirá esconder seu segredo? Ou será que sua mãe arruinará a sua fama de garoto descolado, conhecido como CJ? Um livro divertido para os mais velhos, um dos livros da coleção “Famílias Malucas” de Jackie French lançado pela editora Fundamento.
livro-a-minha-mae-e-um-pirata-professora-coruja
A autora Valérie Larrondo usa situações do cotidiano para mostrar, com frases curtas e ilustrações debochadas, que nem sempre se pode acreditar no que a mamãe diz, principalmente no que diz respeito à sua infância… Afinal, qual é a mãe que nunca usou a estratégia ‘quando eu era criança eu raspava o prato’ para fazer o filho comer? Ou então que não se gaba em dizer que escovava os dentes, penteava o cabelo e dava um simples beijinho de boa noite em seus pais antes de dormir, sozinha e calminha, sem ninguém mandar? Com texto e ilustrações que dialogam, o livro mostra que nem sempre o discurso reflete a verdade. ‘Mamãe já foi pequena antes de ser grande‘ faz graça da relação entre mães e filhos e aproxima os pequenos de suas progenitoras ao mostrá-las menos certinhas e Publicado pela editora Rocco
livro-mamae-ja-foi-pequena-antes-de-ser-grande-professora-coruja
18 – Sua Mãe
Esse é um livro bem infantil onde a escritora Ana Elisa Ribeiroconta a história de um menino muito pequeno, que começa a aprender o mundo e o sentido das palavras: descobre as diferenças entre dia e noite, entre Sol e Lua, conhece os nomes da tia, da avó, da cachorrinha… Mas não entende por que todos riem quando fala os nomes da mãe e do avô. Editora Autêntica.
livro-infantil-sua-mae-professora-coruja
19 -Mamãe Maravilha
O livro Mamãe Maravilha é um lançamento da editora Ciranda Cultura, onde conta como é a mãe em cada dia, um dia é mãe guloseima em outro é mãe surpresa. Esse livro é bem fofo, conta de uma forma bem singela como a mãe é em cada dia para crianças pequenas. Infelizmente esse livro encontra-se esgotado.
livro-mamae-maravilha-professora-coruja

20 – Minha mãe é professora

O título do livro me chamou muita atenção porque venho de uma “casa de professoras”, não tive a oportunidade de ler o livro mas pesquisando uma pouco na internet o livro conta de uma criança que teve a oportunidade de acompanhar a sua mãe durante um dia de trabalho na escola. Ele ouviu como sua mãe ensina matemática, história de Portugal e conheceu outras atividades interessantes, como por exemplo os ensaios para uma peça  de teatro.
O livro faz parte de uma coleção “O que fazem os pais?” da editora Máquina de Voar. Esta à venda no próprio site da editora.

livro-minha-mae-e-professora-coruja

Coelhinho está feliz. Mamãe está voltando para casa depois de uma longa viagem. Coelhinho quer fazer uma surpresa para ela preparando uma deliciosa torta de cenoura. Mas é mais difícil do que parece. Um belo livro ilustrado sobre uma linda festa para mamãe!
O livro é da editora Brinque book.

libro-uma-torta-para-mamae-professora-coruja

22 – Alô, mamãe!

Neste conto, a menina conversa com sua mãe ao telefone sobre como ela retornará para casa após o trabalho. Voando em uma nuvem particular? Ou em um caminhão de bombeiros com velas voadoras? A mãe usa da fantasia para inventar vários meios de transporte, até que uma agradável surpresa é apresentada no final! Da editora FTD.

livro-alo-mamae-professora-coruja

23 – A mãe que chovia

O livro da editora Companhia das Letrinhas conta a história de um menino que é filho da chuva. E, com uma mãe tão necessária a todos, tem de aprender, a duras penas, a partilhar com o mundo todo o seu cuidado e dedicação.
Através do seu percurso, ele dá aos leitores uma lição de generosidade e perseverança – e acaba por descobrir uma das forças mais poderosas da natureza: o amor incondicional das mães.

 

livro-a-mae-que-chovia-livro-sobre-mae-professora-coruja

 

24 – Mamãe é grande como uma torre

Fantasiando podemos criar imagens maravilhosas da nossa mãe, mesmo quando ela não está por perto. Nesta compilação os escritores Brigitte Schär e Jacky Gleich falam da saudade infantil da mãe com muita leveza em uma belíssima história.

livro-mamae-e-grande-como-uma-torre-professora-coruja

25 – O livro da mamãe

Com frases curtas, diretas e envolventes, Todd Parr mostra de maneira simples e divertida que existem diferentes tipos de mães. As ilustrações têm traços fortes e são bem coloridas, o que aproxima e chama a atenção da criança.
o-livro-da-mamae-professora-coruja

26 – Pedro e a Lua

 Pedro é um garotinho que queria muito dar à sua mãe o mais belo presente: A Lua! Sim, mas a lua fica lá no alto. Para todos, pedro promete um pedaço da lua… Mas será que vai haver o suficiente para todo mundo?
livro-pedro-e-a-lua-dia-das-maes-professora-coruja
+ DICA DA LEITORA:
Dica da Leitora Angel Piai – Mamãe Bela, mamãe fera
livro-mamae-bela-mamae-fera-professora-coruja
Recebi essa dica no facebook, realmente não conhecia o livro mas me encantei ao saber da história. Mamãe bela, mamãe fera, conta em  versos em delicados  a importância da mãe na família. Às vezes fica boazinha como uma gatinha, às vezes fica tão mandona que parece uma dragona. 
E você que livro acrescentaria em nossa lista? Deixe seu comentário e fale conosco pelas nossas redes sociais.

Página no facebook
Instagram
Grupo Facebook
Twitter Professora Coruja

Comentários

comentários

No Comments

Leave a Comment